Header Ads Widget

Falha de segurança em cartões SIM pode afetar 750 milhões de aparelhos

(Fonte da imagem: Reprodução/Telemoveis)


Um pesquisador alemão, fundador de um laboratório de pesquisa em segurança, divulgou em seu blog que conseguiu invadir aparelhos celulares com cartões SIM que utilizam a tecnologia DES (Data Encryption Standard) de criptografia.

Ele descobriu que ao enviar uma mensagem falsa, se passando pela própria operadora, a aparelhos com essa configuração, 25% dos celulares geraram uma resposta automática que revelava a chave de segurança dos cartões SIM. Com esse código, o pesquisador pôde inserir um vírus e invadir os dispositivos, tendo acesso a dados de conta, senhas e mensagens.

Nos últimos dois anos, esse especialista em segurança testou seu método em cerca de mil aparelhos na Europa e na América do Norte, e com base nesses números, calculou a vulnerabilidade de 750 milhões de usuários que ainda utilizam a criptografia DES.

Muitas operadoras, no entanto, já aplicam outros códigos de segurança, como o AES (Advanced Encryption Standard), para proteger as contas dos seus clientes. E esse mecanismo não pode ser invadido pelo método relatado pelo pesquisador alemão.


Fonte: Rooting SIM Cards, The New York Times, The Verge

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Márcio: Infelizmente agora tudo é possível fazer com a tecnologia de Ponta.
    Um Abraço
    Santa Cruz

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.