Header Ads Widget

População de Limoeiro para reivindicando melhorias em diversas áreas


Foi em clima de “vamos tocar o terror” que a cidade amanheceu nesta sexta-feira (28). Toda população e os comerciantes ficaram apreensivos com a ideia de um protesto em Limoeiro, afinal o que temos visto na TV não é nada animador e este manifesto de hoje poderia ser o estopim de uma bomba a ponto de explodir como já explodiu em algumas capitais do Brasil. Alguns dos organizadores foram ao rádio hoje pela manhã tranquilizar a população, mas as ondas de boatos foram maiores que as explicações e por causa destes boatos o comercio fechou as portas mais cedo e as agencias bancarias também adiantaram o expediente para que às 14 horas todos pudessem ser liberados, pois não se sabia ao certo o que estava por vir. Alguns comerciantes contrataram seguranças particulares na intenção de proteger seus bens e a insegurança tomou conta de todos. Os feirantes já estavam cientes de que iriam retirar seus bancos de feira por medo de represarias ou vandalismo. O assunto ganhou as rodas de conversas e muita gente saiu às pressas do comercio com medo dos “vândalos”, pois o boato era de que os “marginais” haviam descido para fazer baderna e quebrar tudo, mas o fato é que não passava de boatos espalhados por pessoas que não acreditavam no poder de um povo.

 Por volta das 14h: 30min muitos comerciantes já estavam fechando as portas com medo de que o pior acontecesse. Por volta das 15h: 00min muitas pessoas já se dirigiam para a concentração levando consigo cartazes. Nos cartazes haviam citações a aprovação da maioridade penal, melhor educação, corrupção torna-se crime hediondo, ciclovias para Limoeiro, entre outros. A Policia Militar (PM), Policiais da ROCAM, Policiais do GATI e a Guarda Municipal se fizeram presente para garantir a ordem e a segurança dos que manifestavam pacificamente. A PM ganhou uma faixa para por no braço com a palavra Paz em sinal de harmonia entre ambas as partes. Vieram moradores de diversos bairros de nossa cidade e cada um que chegava somava mais 1 em uma luta do povo pelo povo. No inicio do manifesto a Praça da Bandeira teve suas vias fechadas e carro algum pode passar. A imprensa se fez presente por meio dos blogueiros e dos radialistas que através das rádios e redes sociais mantinham a população informada sobre o protesto. Por volta das 16h: 00min os manifestantes saíram pacificamente rumo a Avenida Santo Antônio e com eles os cartazes que traziam frases de ordem moral e pedidos ao atual regime governista que temos em nossa cidade.

Não se sabe o público total, mas se fala algo em torno de 1.200 pessoas (dados da Policia Militar) tendo em vista toda pressão das redes de televisão isso é um bom numero de manifestante para o quantitativo de pessoas que residem em nossa cidade. Os participantes do manifesto gritaram em tom alto o coro: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".  Eles também chamavam o povo para virem às ruas com outro coro que dizia: "Uh, vem pra rua". Ainda na Avenida Santo Antônio, mas precisamente no corredor Bancário os participantes do manifesto entoaram o Hino Nacional Brasileiro como forma de amor a pátria e apoio ao restante do país que também esta em manifestações. Com a sede do governo Municipal fechada os protestantes pararam mesmo assim em frente a sede do Prefeitura Municipal e protestaram, mas depois seguiram pela Rua da Matriz em uma passeata tranquila e com palavras de ordens contra a atual administração. Em meio aos protestos a chuva aparece e dispersa alguns manifestantes que logo após o cessar da chuva voltam aos protestos.  Os cartazes também ganharam menções a projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Nariz de palhaço também ajudou a compor o figurino que junto aos apitos fizeram o som do manifesto.

Ao passarem em frente à Câmara de Vereadores os manifestantes pararam  e realizaram protestos colando cartazes na grade de proteção do muro, mas sem pensar em depredação e assim seguiu a caminhada pela Rua Vigário Joaquim Pinto com parada em frente a Secretária de Educação onde os professores cobraram mais da secretária e de sua secretaria. Ao chegar às dependências da Ponte Velha um manifestante com pinta de arruaceiro queria ir rumo à casa do Prefeito de Limoeiro, mas foi contido pelos pacifistas e pela policia que tratou de contê-lo. Alguns políticos participaram do manifesto, mas tiveram de se contentar com o anonimato, pois não era permitido no protesto bandeiras políticas ou botons que representasse bandeira partidária. O manifesto seguiu pacifico e em frente ao Terminal Rodoviário houve o bloqueio da via por 40 minutos que depois foi liberada aos poucos para o fluxo de veículos.  O ponto final do manifesto foi em frete a Escola Padre Adauto Nicolau Pimentel (Estadual) com a dispersão da multidão e a sensação de dever cumprido. Não se sabe se as reivindicações serão ouvidas, mas o que se sabe é que a cidade não esta morta e que seus filhos estão acordados para lutar por seus direitos.

Confira algumas fotos do manifesto em Limoeiro.

Comercio fechando as portas

Manifestantes na Rua Vigário Joaquim Pinto

Cartazes foram levados em forma de protesto

Imprensa local fazendo parte do manifesto

Critica a educação também foi vista em cartazes

O padrão FIFA também foi destaque

Crianças e adolecentes em apredisagem de democracia

Com chuva manifesto segue

Mais faxas foram levadas

Policia Militar cuidando da segurança de todos

Postar um comentário

0 Comentários