Header Ads Widget

Pacto pela Saúde: audiência pública ocorre em Limoeiro

Ao todo, serão apresentados 9 indicadores de saúde dos 20 municípios da II Geres




Dando continuidade à divulgação dos indicadores essenciais para a redução dos índices de mortalidade por causas consideradas evitáveis ou reduzíveis em todos os municípios pernambucanos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (05/04), a partir das 9h, mais uma audiência pública sobre o Pacto pela Saúde, dessa vez na II Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Limoeiro. O evento será na Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, localizada no Km 90 da Rodovia PE-90, S/N, bairro de Coqueiros. Os resultados serão detalhados pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, para gestores municipais, políticos, conselheiros de saúde, sociedade civil organizada e população em geral.

Em todos os 20 municípios que compõem a Geres foram analisados nove indicadores de saúde que mostram o desempenho da rede de serviços: a proporção de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal, já que este tipo específico de atendimento ajuda no desenvolvimento da gestação e no combate à mortalidade materno-infantil; oferta de exames citopatológicos do colo do útero; proporção de óbitos por problemas no período perinatal, que têm ligação direta com as deficiências da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido; oferta de exames de mamografia, que pode detectar o câncer de mama em seu estágio mais inicial, possibilitando um tratamento mais exitoso; oferta de consultas especializadas; taxa de mortalidade por acidentes de trânsito; taxa de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária, ou seja, que poderiam ser tratadas pelas equipes dos PSFs e/ ou policlínicas; regularidade no envio da informação sobre mortalidade; e cobertura da Estratégia Saúde da Família.

As mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis são aquelas que poderiam não ter ocorrido (em sua totalidade ou em parte) se houvesse a presença efetiva de serviços de saúde em uma determinada região. Foi com o objetivo de diminuir os índices de mortalidade por causas evitáveis em Pernambuco, que a SES criou, em 2011, o Pacto pela Saúde. Ele é uma ferramenta de gestão inédita que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha. Para alcançar as metas estabelecidas, a SES, por meio das Geres, está acompanhando, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado, compreendendo as ações de atenção primária e de atenção especializada ambulatorial e hospitalar.


INDICADORES II REGIONAL DE SAÚDE - Dos nove índices analisados na II Geres, cinco apresentaram situação satisfatória, ou seja, quando o resultado é superior à meta definida pelo Pacto pela Saúde. Destaque para a cobertura da Saúde da Família que atingiu 86% da população da região (a meta determinada era de 70%), e para a cobertura dos exames de mamografia, que também alcançou resultado satisfatório, superando em mais de 2% a meta definida. Outra informação importante é a redução de 27% na taxa de mortalidade por acidente de transporte terrestre. Já as ofertas de consultas médicas em cardiologia e endocrinologia e a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero ficaram abaixo do esperado.

MUNICÍPIOS – Além do município sede, a regional de Limoeiro (II Geres) é formada pelas cidades: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência. 

SERVIÇO: 
Audiência Pública da Divulgação do Pacto pela Saúde – Limoeiro
Local: Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti – Km 90 da Rodovia PE-90, S/Nº, Coqueiros - Limoeiro
Data: Sexta (05/04)
Horário: 09h
Contato:
Assessoria de Imprensa – (81) 9488.2688

Fonte: Meta bronca

Postar um comentário

0 Comentários