Header Ads Widget

Secretaria de Educação de Limoeiro realiza o I Encontro de Inclusão



A secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro vem intensificando as ações na Educação Especial. A inclusão social dos alunos da rede municipal portadores de necessidades especiais vem ganhando um espaço cada vez maior na administração. E dentro das comemorações alusivas a Emancipação Política de Limoeiro, a secretaria promoveu o I Encontro de Inclusão. Em um dia inteiro de atividades, o município recebeu grupos visitantes na Escola de Referência Sebastião de Vasconcelos Galvão (Industrial), que somaram experiências com os grupos existentes em Limoeiro.

E como ferramenta de inclusão, o esporte foi o foco principal das atividades. “Nosso objetivo é mostrar que o esporte é um instrumento de inclusão social. Eles (portadores de necessidades) enfrentam desafios no dia a dia e é preciso lidar com os problemas gerados pela falta de estrutura e muitas vezes com o preconceito e o desrespeito, pois a integração com um todo não e exercida pela sociedade”, comentou a secretária de Educação e Esportes, Rosejara Ramos. A primeira atividade do dia 06 de abril aconteceu na solenidade oficial em comemoração aos 120 anos de Limoeiro, na Praça da Bandeira, quando o grupo de Libras da Associação dos Portadores de Deficiência de Limoeiro (APDL) apresentou o hino municipal através da Língua Brasileira de Sinais.

Em seguida, as atividades foram retomadas no Galvão. Na área externa da escola de referência foi realizada uma exposição com trabalhos dos alunos especiais. A exposição contou com a participação do Centro de Reabilitação e Educação Especial (CREE), da Obra Social Santa Isabel (OSSI) e do CEMERGE. Já na quadra da escola houve a apresentação do coral do Projeto AABB Comunidade, as interpretações de canções em Libras pelos alunos da Escola Municipal Antônio Vilaça, de grupos de danças da Escola Professora Jandira de Andrade Lima (CERU) e da Ginástica Rítmica da Escola Municipal Manoel Marques.

Durante a tarde os participantes ainda acompanharam uma partida de Futsal com a participação de alunos surdos da APDL, a apresentação de Maracatu com o Grupo Maracarte do Recife (formado por jovens e adultos com Síndrome de Down) e uma exibição de Vôlei para amputados com integrantes da APSA. Para simbolizar o reconhecimento aos cadeirantes, a prefeitura de Limoeiro convidou para participar do evento e homenageou a paraatleta Suely Guimarães. “Não existe pagamento maior do que a valorização e o reconhecimento. Limoeiro está de parabéns”, disse Suely. A animação durante o encontrão ficou por conta do DJ Senna.

Investimentos – Ao abrir oficialmente o evento, o prefeito Ricardo Teobaldo ressaltou a importância de valorizar as pessoas. Para ele, as ações voltadas para acessibilidade estão entre as prioridades do governo. “Não vamos parar de investir em estruturação e preparação dos servidores que trabalham com esse segmento. Nossas escolas municipais são o exemplo maior da atenção da prefeitura com as salas de recursos especiais. Estamos engajados nessa luta de reconhecimento, valorização e respeito”, garantiu o gestor municipal.

Confira mais fotos:










Departamento de Imprensa | Imagens Valdir Gomes (PML)

Postar um comentário

0 Comentários