Header Ads Widget

Limoeiro 120 anos será?



Hoje (24/04) o Facebook foi lugar de "discussão" sadia por parte de alguns moradores que são pessoas vividas que de outrora se recordam de nossa cidade. O fato da vez foi levantado pelo senhor Walter Eudes que por sinal o mesmo fato já havia sido levantado pelo DR. Barbosa e agora é reforçado pelo senhor Antônio Fonseca. A questão em si é a idade de nossa cidade que muitos afirmam ter 120 anos, mas que através de carta (da Comarca de Pernambuco) a idade seria 202 anos e não a mencionada anteriormente.

Outro fato seria a data da comemoração que ao invés de ser comemorada dia 06 de abril passaria a ser festejada dia 27 de junho. A questão no Facebook tomou uma proporção enorme e a pauta deu o que falar. Vamos reportar uma parte do que foi dito por lá e deixar o restante para que vocês mesmos possam ler e tirar suas próprias conclusões.

Texto de Walter Eudes:

Passou desapercebido da maioria dos munícipes de Limoeiro-PE: quando das comemorações de 120 anos de Emancipação Política dois aspectos questionáveis (entre outros): 

1- o lugar em pauta tem muito mais de 120 anos, talvez 400 (quatrocentos) mais é certo tem mais de 300... PORQUE INSISTEM EM REPETIR SEMPRE ESSE ERRO?? 

2- A ÚNICA celebração religiosa OFICIAL foi Católica. Até carro de som teve convidando TODOS OS LIMOEIRENSES para a missa, também estava OFICIALMENTE nos panfletos distribuídos pela cidade... não houve nenhum empenho da organização das comemorações em fazer um Culto Ecumênico??? 

Ou ainda não admitem estarmos em um País Laico, acham que a religião ÚNICA e OFICIAL é a Católica, como era a exatos 121 (cento e vinte um anos) no BRASIL IMPERIAL??

Confira abaixo parte do texto do senhor Antônio Fonseca:

LIMOEIRO, TERRA AMADA: 202 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - 27 de julho de 1811 - 27 de julho de 2013 - (Data verdadeira da emancipação).
ALVARÁ de 27 de julho de 1811, cria os municípios de Limoeiro, Cabo, Vitória de Santo Antão e Paudalho (Apud colleção de Legislação Portuguesa, Legislação de 1811 a 1829 Lisboa, Ano de 1825.

Ei-lo, na integra:
"Eu o príncipe Regente. Faço saber aos que este Alvará virem: que sendo-lhe presente em conta, que deu o Ouvidor da Comarca de Pernambuco, a informação que sobre ele mandei tomar pelo Governador de Capitão General da mesma Capitania, quanto convinha ao meu serviço, e do bem dos Povos o erigir em Villas algumas povoações daquelle continente, que aumento de sua

O texto pode ser lido na integra AQUI.

Postar um comentário

0 Comentários