Header Ads Widget

Limoeiro conquista o Selo UNICEF Município Aprovado

Selo UNICEF Município Aprovado! Esse foi o título conquistado pelo município de Limoeiro, nesta quinta-feira (30), em solenidade realizada no Museu Nacional, Setor Cultural, em Brasília (DF), através da Representação UNICEF no Brasil. O selo é referente à gestão 2009-2012 e contempla os municípios que se destacaram em ações de políticas públicas voltadas as crianças e aos adolescentes nos diversos segmentos da sociedade.
No Distrito Federal, a certificação foi entregue ao prefeito Ricardo Teobaldo, o qual esteve ladeado pela assistente social Rita Barros, articuladora local do selo. O anúncio oficial foi feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. Em Pernambuco, outras 26 cidades também foram contempladas com a premiação nacional. “Hoje estamos recebendo o reconhecimento de um trabalho voltado para cuidar das pessoas. Os números apresentados pelo município de Limoeiro mostram que as nossas ações alcançaram as metas estabelecidas pela Unicef”, destacou o gestor municipal.
Histórico do Selo - O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira).
O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população. Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009 - 2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nessas regiões do país.
O Selo UNICEF Município Aprovado também promoveu um amplo processo de participação social por meio da realização de dois Fóruns Comunitários, ocasiões em que a comunidade teve a oportunidade de avaliar, elaborar e acompanhar propostas para melhoria das políticas para a infância e adolescência em seus municípios. Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.
No Semiárido, os municípios certificados conquistaram avanços e melhoras em, pelo menos, 18 indicadores de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social. Na Amazônia, de um total de 33 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios certificados avançaram em, no mínimo, 15 indicadores, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.

Veja abaixo a lista dos 27 municípios pernambucanos aprovados




Alfredo Neto | Com Informações do Portal UNICEF

Postar um comentário

0 Comentários