Header Ads Widget

Do pó ao barro; Exposição estreia no Galpão das Artes


Aconteceu na noite deste sábado (10) a exposição “Do pó ao barro” no Ponto de Cultura e Memória Galpão das Artes. A noite fria e agradável foi bem calorosa e a recepção não poderia ter sido melhor. Ao som do coco pernambucano a platéia foi recebida em um Galpão ainda com gosto e jeito de um Moliéri Imaginário que ainda dava o tom da semana festiva onde o teatro foi o rei e os alunos de diversas escolas seus reais súditos.


O espaço teatral ficou cheio de personalidades de nossa cidade e entre elas estavam: Virginia Aquino (vice-prefeita), Carminha Costa (professora), Zé Teté (coquista), alguns empresários e muitas outras pessoas de diversos segmentos de nossa cidade. Para completar este belo ambiente os quadros de Roselis Alves compuseram o cenário de exposição.


Quem deu inicio as apresentações foi Jadenilson Gomes que retratou os títulos ganhados pelo galpão e falou da exposição que esta em cartaz durante quase todo mês de novembro no espaço cultural. Fábio André concluiu as honras da casa e falou do belíssimo trabalho realizado por Beto Normal. A qualidade técnica foi algo bem frisado por Fábio que também falou da responsabilidade que se tem em conquistar um público apreciador deste trabalho exposto no Galpão.


A exposição “Do pó ao barro” foi idealizada em 2008 e em uma apresentação sobre seu trabalho Beto retratou como conheceu a expositora das obras e como se deu todo seu trabalho de resgate da obra de uma artesã do Brejo de Taquaritinga do Norte. Ele também falou sobre o titulo da exposição, por onde passa e o sucesso que faz com que a memória seja posta a tona e a reflexão seja posta em detalhes. A aceitação dos limoeirenses foi algo que motivou o artista e fez a exposição ser o sucesso que todos esperavam.


A Dona Eunice que é a artesã que inspirou Beto veio prestigiar a exposição e com muito gosto saiu de sua terra natal só pra vir a Limoeiro ver o belo trabalho que foi exposto no Galpão. A parte reservada a exposição foi toda preparada para acolher as peças feitas por Dona Eunice que retratou bem o barro e seu uso como obra de arte. Em fotos exposta em uma parede negra o dia a dia de uma artesã por natureza foi colocada para que simples olhares pudessem apreciar e ver como uma obra que surge do barro, vai ao forno e é modelada chegando ao ponde de ser chamada de “arte”.

Limoeiro é uma cidade privilegiada por poder receber estas belas obras que para alguns pode até ser barro sobre barro, mas para um olhar mais atento deixa de ser barro e passa a se transformar em uma cultura que retrata toda uma nação que vem desde o Mestre Vitalino e se perpetua por todo estado. Os que vieram puderam ver belas peças e quem não viu ainda terá a chance de prestigiar esta exposição que estará no Galpão de 10 a 23 de novembro. Não percam e venham apreciar o que o barro tem de melhor e o que Dona Eunice tem a passar com toda sua trajetória vivida e contada em fotos.

Veja alguns cliks do COISAS DA VIDA by Márcio Wanderley

Assinando livro de ponto, algo importante.

Fábio André fazendo as honras da casa

Público entrando na exposição

Por dentro da exposição

Peças de barro feita por Dona Eunice

Peças de barro feita por Dona Eunice

Peças de barro feita por Dona Eunice

Dona Eunice produzindo suas peças

Arte em construção

Fotos do dia a dia de Dona Eunice

Livro distribuído com os presentes e repleto de fotos

Fábio André e Roberto Eleodoro

Produtores da exposição em conversa

Postar um comentário

0 Comentários