Header Ads Widget

Estudantes apresentam releitura de espetáculo de Molière e apresentações será nesta quinta e sexta-feira, no Galpão das Artes, em Limoeiro


Adaptação do clássico O Doente Imaginário, do dramaturgo francês Jean-Baptiste Molière, o espetáculo Um Molière Imaginário, montado por um grupo de estudantes da rede estadual, vai ganhar duas novas apresentações nesta quinta e sexta-feira, no Galpão das Artes, em Limoeiro. O elenco é composto por 11 alunos das escolas de referência em ensino médio (EREMs) Austro Costa e Jarina Maia e da Escola Estadual Cônego Fernando Passos, dos municípios de Limoeiro, João Alfredo e Passira, respectivamente. A peça tem uma hora de duração e satiriza a medicina do século XVII. 

Responsável pelo projeto, a professora Sandra Fragoso promete uma releitura nordestina do espetáculo. "Esse tipo de atividade escolar é importante porque desenvolve os estudantes em diversas disciplinas. Em Língua Portuguesa, por exemplo, trabalha oralidade, interpretação, releitura, entre outros", afirma Sandra, professora da EREM Austro Costa, que tem nove dos 11 atores do elenco. A obra já foi encenada no Festival de Teatro Estudantil de Limoeiro, no qual faturou o prêmio de Melhor Espetáculo da Região, e no X Festival de Teatro e Dança do Recife, onde recebeu sete indicações, levando a de melhor atriz para uma das estudantes do elenco. Entre os dias 5 e 8 de dezembro, os estudantes levam a peça até Acarati, no Ceará, onde serão os únicos representantes de Pernambuco. Desde 2005, a EREM Austro Costa trabalha o teatro como instrumento pedagógico. 

A primeira peça montada foi "Galhofeiras em brinquedos de terreiros". Desde então, os estudantes estão sempre nos palcos. "Procuramos inserir na escola um instrumento facilitador de novas aprendizagens, visando a mudança de posturas, o desenvolvimento de dons natos e a construção de valores", afirmou a gestora da unidade, Helenita Mendes. João Pedro Azevedo, 17 anos, aluno do 2º ano do ensino médio, encara o desafio de interpretar dois personagens na peça. Ele é doutor Purgan, que se vale da hipocondria do protagonista, Argan, para lucrar com a venda de medicamentos. E também é Cleonte, apaixonado pela filha de Argan - que quer casá-la com um médico para ter um médico sempre por perto. "Tem gente que já assistiu o nosso espetáculo oito vezes e mesmo assim ainda ri. Isso nos transmite uma energia muito boa", afirma João Pedro. A apresentação é às 15h nesta quinta-feira, e às 10h30, na sexta-feira, sempre no Galpão das Artes, Limoeiro.


Postar um comentário

0 Comentários