Header Ads Widget

25 de setembro dia do Rádio


Hoje é uma data especial, pois é dia do Rádio, este instrumento que atravessou décadas nos informando, alegrando  e prestando serviços. Em nossa cidade temos três emissoras que e vários profissionais que levam todos os dias para nossas casas muita alegria, informação e musica.  Existem diversos programas para os mais variados gostos, mas o que realmente importa é a mobilidade que ele traz.

Mais você sabe quem inventou o rádio? A história assinala o italiano Guglielmo Marconi como o inventor do rádio. E pela questão da data de registro da patente é mesmo justo que assim o seja. Mas a história também cogita que um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, teria sido o primeiro a transmitir a voz humana sem auxílio de fios. A patente para o seu invento, no entanto, só foi conseguida depois que Marconi já havia patenteado sua invenção.

No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto - o "Pai do Rádio Brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio.
Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos. A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

O coisas da Vida gostaria de parabenizar a Nova FM 107.5, a Cultural FM 96.3 e a Rádio Jornal Limoeiro por este dia tão especial. O que seria do rádio se não fosse os locutores: Carlos Alfeu, Fernando Oliveira, Luciano Brito, Alfredo Neto, Sergio e Silva, Sergio Baracho, Gonçalves Filho, Lisa Melo, Jairo Vasconcelos, Junior Silva, Chico Cabral, irmã Gil, Jota Jr. e tantos outros que já passaram pelos microfones de nossas emissoras.


Postar um comentário

0 Comentários