Propaganda

Últimas Notícias

Ponto de memória abre suas portas com memórias da infância


O Galpão das Artes é um espaço aonde a cultura e a educação caminham lado a lado, e mais uma vez cumpre o seu papel de levar arte a toda parte, possibilitando o acesso e a integração da diversidade do agreste setentrional Pernambucano. Com o Ponto de Memória Galpão das Artes, em Limoeiro – Pernambuco, agreste setentrional, 77 km distante do Recife é salvaguardar a cultura da infância. 

O foco dos brinquedos populares remete a máxima afirmando “ quem brinca, brinca e quem não brinca perde a infância. Ora nas feiras livres, ora nos mercados públicos e até mesmo de porta a porta com direito a pregão “ vamos comprar criançada.... menina bonita não paga, mas também não leva !“ Assim, são encontrados os brinquedos populares no nordeste brasileiro. Encontramos os brinquedos tradicionais, como : mané gostoso, baleadeira, pipa, rói rói e peteca . Também, aqueles criados à base de garrafa pet, a exemplo de bilboquê, barangandão, pega bola e vai e vem. 

Além disso, identificamos as marionetes de Miro da Boneca em formas de animais e personagens de folguedos populares . Duas pinacotecas nos remetem as memórias da infância, sendo uma com sete telas resgatando os brinquedos, como pipa, catavento e boneca dentre outros assinada pela artista plástica Rosélis Alves. E uma outra que retrata as brincadeiras da infância assinada pelo limoeirense e artista Evaldo de Lemos . Ainda na saída do Ponto de Memória o visitante pode adquirir alguns brinquedos confeccionados pelos artesãos Jorge Raimundo e Edna Alves a preços acessíveis ao valor de R$ 5,00 . 

Para o dia 22 de agosto, quarta-feira, às 19 :30 horas, na abertura oficial estarão presentes a gestora do Museu da Abolição e representante do IBRAM em Pernambuco, educadores, gestores em educação, lideranças comunitárias e imprensa. 

Confira mais algumas fotos da lente de Hélder Santana.


Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.