Header Ads Widget

Blogueiros cobrarão dos futuros prefeitos compromisso com a inclusão digital


A Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), reuniu os blogueiros e interessados na mídia digital do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco em uma Plenária Regional que aconteceu no último sábado (11), em Macaparana, Agreste do Estado. Durante o sábado, os representantes de diversos blog’s e portais discutiram a democratização dos meios de comunicação em consonância com o projeto de Marco Civil na Internet em discussão na Câmara dos Deputados, bem como aprovaram uma resolução em defesa da Internet Livre nos municípios pernambucanos, para que os futuros prefeitos se comprometam com a inclusão digital em seus programas de governo. Sobre a elaboração da constituição no uso da internet a nível nacional, os participantes aprovaram o indicativo de contactar os 25 deputados federais por Pernambuco. “Os blogueiros principalmente, precisam se inserir na discussão do fechamento do texto final do projeto de Lei nº 2126/2011. Uma Comissão da Câmara o propõe na intenção de regulamentar a navegação na rede no País. O Marco Civil na internet deve reunir os princípios que vão guiar as leis e futuras decisões envolvendo ainternet no Brasil, incluindo direitos e responsabilidades de usuários, provedores e poder público no uso da web“, explicou Lissandro Nascimento, presidente da Ablogpe. A entidade deverá mobilizar seus associados para promover reuniões a fim de discutir com os atuais deputados federais pernambucanos no sentido de expor o que pensa os blogueiros a respeito deste projeto de Lei e cobrar uma posição dos parlamentares a respeito.

O encontro também aprovou a defesa da internet livre nos municípios pernambucanos, uma discussão que já vinha sendo tratada em encontros anteriores. A Ablogpe deverá contactar os candidatos a prefeito nos municípios que estão efetivamente presentes no interior do Estado, para estes assumirem o compromisso pela inclusão digital. “Iremos propor aos candidatos a prefeito que incluam em seu programa de governo a criação de territórios em suas cidades para a prática da internet livre, possibilitando o acesso da população à rede mundial de computadores”, defendeu.

Em Macaparana, os participantes foram recepcionados pelo vice-prefeito Paulo Silva. Os blogueiros puderam contar com a palestra sobre a aplicação do AdSence em seus portais, onde Lúcio Mauro, vice-presidente, explicou como maximizar os lucros através dos mecanismos oferecidos pelo Google. Já o técnico Rosberg Rodrigues explicou quanto as funcionalidades de diversos instrumentos oferecidos pelos Blogspot e WordPress. Ainda Lúcio Mario relatou quanto ao encontro nacional dos blogueiros ocorrido em Salvador, informando que a principal diretriz tomada foi a defesa da profissionalização desta nova categoria.

Na oportunidade, foram aprovados os indicativos para os próximos encontros da associação. Entre outubro e novembro de 2012, os blogueiros da região de Bom Conselho, Arcoverde e Petrolina serão os próximos a se encontrarem.

SERVIÇO

Sede da ABLOGPE (em instalação) - Avenida Norte, nº 2303 – sala 05, Espinheiro – Recife/PE.

Postar um comentário

0 Comentários