Header Ads Widget

Pontinho de Cultura Galpão das Artes acolhe crianças e ensina a confeccionar cestas de papel


Todos os sábados um grupo de crianças é acolhido pelo Galpão das Artes das oito às doze da manhã pelas educadoras sociais Edna Alves e Rosi. Esta ação educativa contempla três eixos: direito de brincar, brinquedos populares e leitura.

Todavia, cumpre-se uma determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente garantindo o papel do brincar que envolve cultura e educação. Pois, se aprende brincando. É bem verdade que durante as brincadeiras e os jogos valores afloram como liderança, cumprimento de regras e respeito. Na brincadeira, reafirma-se a importância da convivência social que é um momento de interação que gera laços – a amizade. Algumas experiências também são compartilhadas, como jeito de ser e as questões voltadas à individualidade. Reunindo este conjunto à leitura proporciona-se a compreensão de mundo à criança que pode inventar ou reproduzir brinquedos tradicionais que seus pais e avós brincaram e simplesmente a geração atual desconhece e passa a descobrir o novo que é velho. Até porque existe uma concorrência com o universo dos eletrônicos e da internet.

No Galpão das Artes são atendidas vinte e cinco crianças e com este trabalho a instituição ganhou duas vezes consecutivas o Prêmio Pontinho de Cultura em 2008 e 2010 conferido pelo Ministério da Cultura. Já no ano seguinte, 2011, foi semifinalista do Prêmio Itaú Unicef com esta iniciativa voltada aos brinquedos tradicionais associados à leitura e as brincadeiras.

Veja mais duas fotos das produções fitas pelas crianças...



Postar um comentário

0 Comentários