Header Ads Widget

Intercâmbio marca parceria da Cia. de Eventos Lionarte com o Grupo Ponto de Partida, no projeto Vivo EnCena

Em Junho, o Programa Cultural Vivo EnCena, um dos mais importantes projetos direcionado ao setor das artes cênicas, e que tem sua atuação a partir de diversas ações em todo o país, onde se destacam: Seminários, Fóruns, Projetos patrocinados no setor das artes cênicas por meio de leis de incentivos e atuação em espaços culturais e em teatros, proporcionou o intercâmbio de duas grandes companhias teatrais, os grupos Ponto de Partida, de Barbacena (MG) e Companhia de Eventos Lionarte, de Limoeiro (PE), que durante uma semana desenvolveram um trabalho de troca de experiências e prospecções futuras para os respectivos grupos.Entre os dias 01 e 09, as cidades de Limoeiro e Barbacena ocuparam um lugar de destaque no cenário teatral, se equilibrando sob o conceito de convivência entre tradições e experiências. 
Sendo norteados por duas distintas linhas de atuação, que seguem diretrizes adversas na montagem de um espetáculo, mas sempre caminhando para um teatro íntegro e profissional.O Grupo Ponto de Partida e a Cia. de Eventos Lionarte, são duas companhias de teatro que embora estejam situadas geograficamente em pontos distintos do cenário cultural brasileiro, nasceram com o mesmo objetivo e com as mesmas características. Percorrendo com muita garra caminhos paralelos e difíceis, mais se consolidando em níveis distintos.Neste rico período, se fizeram presentes além dos integrantes dos dois grupos, os representantes do Vivo EnCena, o curador do programa, Expedito Araújo; a grande preparadora vocal Babaya (Maria Amália Morais) e o educador e articulador cultural Tião Rocha, que acompanharam todo processo, além deles, também passaram por lá o grande Dramaturgo Fernando Limoeiro, sendo estes de cara um grande motivo de alegria, satisfação e estímulo ao início dos nossos trabalhos.
Nas oficinas desenvolvidas pelo Ponto de Partida (Canto, processo de Criação e Montagem) e pela Cia. de Eventos Lionarte (Perna de Pau, Frevo), além de outras atividades desenvolvidas, as duas instituições criaram ainda mais um laço afetivo e profissional, potencializando não só os grupos, mas gerando para seus integrantes um novo olhar, que servirá como fonte de estudo, registro e memória. Provando a cada um dos presentes que tudo é possível, tendo como resultado final, ações que comprovam o dito.Em nome da Cia. de Eventos Lionarte, a presidente Rosângela Maria afirma. “Embarcamos em um processo novo, que nos possibilitou extrair novas linguagens, experimentar e trocar novas experiências, através da vivência em palcos diferentes, mas com características regionais que transpassam o limite das distâncias e possibilita uma construção cênica inovadora. 
Os dois grupos possuem uma enorme coincidências históricas quanto ao seu surgimento. Ser recebido com a encenação do espetáculo ‘Travessia’ fez todo o grupo tomar a real ciência, da importância que aquela semana teria. ‘Travessia’, é uma saborosa mistura que leva-nos, simples espectador a uma viagem pelo Brasil a fora, contando a história do trabalho, da luta e da festa do nosso povo, regido ao som da nossa música, e passeando na grande companhia de grandes autores da música brasileira. A Oficina com uma das grandes preparadoras vocais do Brasil, foi maravilhosa, ela tirou de cada um do grupo, o seu talento, provando que todos tem condição de cantar. A visita surpresa do grande Dramaturgo Fernando Limoeiro, e grande amigo e incentivador da Lionarte, veio abrilhantar ainda mais o nosso aprendizado, proporcionando ao nosso grupo um fantástico bate-papo, e grandes aprendizados. 
As oficinas executadas pelo Grupo Ponto de Partida com a Lionarte, e as oficinas realizadas pela Lionarte para o Grupo Ponto de Partida mostraram resultados rápidos e evidentes. O processo de montagem dele é totalmente diferente do nosso, e foi aí onde podemos mergulhar e descobrir coisas fantásticas, também. Fica nítido que o profissionalismo e a hospitalidade do Ponto de partida foi sem
dúvida, o grande legado desse intercâmbio com a Companhia de Eventos Lionarte. Por isso, só temos a agradecer ao Vivo EnCena, por este projeto tão inovador e extremamente interessante. Aproveitamos para agradecer a Vivo, por ter acreditado na Lionarte, no teatro Limoeirense e Pernambucano.” Com tudo, o intercâmbio entre as companhias de teatro Ponto de Partida e Cia. de Eventos Lionarte só veio reforçar a necessidade que esse movimento cultural tem em disseminar, e porque não dizer, compartilhar os conhecimentos adquiridos em uma linguagem universal, mas que, mesmo em regiões distintas, surpreende pela cultura riquíssima compartilhada. 
O resultado foi tão satisfatório que deslumbramos a possibilidade de termos trabalhos futuros, para dar continuidade a essa troca de saberes. E falando nisso, já marcamos um novo encontro. Em agosto o Ponto de Partida estará em Recife com um de seus espetáculos. Gostaríamos de rever “Travessia”, mas, pelas condições dos espaços cênicos, o mais provável é que os Pernambucanos vejam o espetáculo “Ciganos”, mas na realidade seria maravilhoso termos a possibilidade de, pela grandiosidade do trabalho podermos assistir o belíssimo musical “Prá Nhá Terra”. Enfim qual espetáculo vira, ninguém sabe. Temos certeza apenas que o nosso reencontro está marcado.
Fonte: Giro das Notícias

Postar um comentário

0 Comentários