Header Ads Widget

Limoeiro e Palmares implementam ações do Cepam

Os lançamentos acontecem nas sedes das Gerências Regionais de Saúde


As ações do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos (Cepam) serão lançadas nesta sexta-feira (18/05) pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, nas cidades de Limoeiro, no Agreste do Estado, e Palmares, na Zona da Mata Sul. Os lançamentos acontecem às 9h30 e 14h, respectivamente, nas sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) com a presença de prefeitos, secretários de saúde, representantes de instituições, bombeiros militares e policiais rodoviários.

 O município de Limoeiro também receberá atividades educativas e bloqueios da Operação Lei Seca durante todo o final de semana, de sexta-feira (18/05) a domingo (20/05). O foco será monitorar condutores que estiverem se deslocando para a Vaquejada de Carpina, que acontece no sábado (19/05), no parque de exposição da cidade. Duas equipes atuarão de forma itinerante realizando testes de alcoolemia e ação educativa e de orientação aos motoristas, por meio de deficientes vitimados pela combinação de álcool e trânsito.
 "Desde o começo do ano, estamos ampliando a política de prevenção aos acidentes de moto para todo o Estado com a descentralização das ações através das 12 Geres. Em janeiro, implantamos o comitê na IX Geres, em Ouricuri, e conseguimos obter bons resultados com uma redução significativa no número de óbitos. Pretendemos, até junho, instalar o Cepam em todas as gerências regionais, beneficiando as 185 cidades de Pernambuco com ações de fiscalização e educação", comenta Figueira. Os 20 municípios da II Geres (Limoeiro) somaram, em 2010, 59 óbitos por acidentes de moto. A III Geres (Palmares), que integra 22 municípios, registrou, no mesmo ano, 28 mortes.

Durante os eventos, os coordenadores-executivos do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, André Cavalcanti, irão ministrar palestras sobre a atuação e implementação dos projetos, o objetivo da união entre as duas coordenadorias, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequelas provocadas pela mistura de álcool e trânsito, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos.

"Grande parte das cidades ainda não municipalizaram o trânsito, ou seja, elas não estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito. Por isso, é preciso que haja entendimento e cooperação das prefeituras para a mudança desse quadro. Municipalizar as ações significa estruturar órgãos e dividir responsabilidade pelo planejamento, operação, sinalização e fiscalização", completa João Veiga.

Secretaria Estadual de Saúde - PE
Superintendência de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários