Header Ads Widget

Direitos Autorais


Olá você que “trafega” pela internet. Você já deve ter visto alguns sinais como este daí que aparece na foto não? Esta é uma forma que você pode LICENCIAR a obra que você criou. Pode ser um texto, uma fotografia, um vídeo, áudio e tudo mais possível de se criar e veicular pela net. Ocorre que todo material que disponibilizamos pela rede mundial de computadores e também todo material que utilizamos tem um autor, uma autora... Então como ficam os direitos autorais?

Porque nem todos querem “compartilhar” o conteúdo que fez, mas há quem queira sim, que seu conteúdo seja copiado e até modificado, ou mesmo que seja comercializado por qualquer pessoa ou instituição do mundo! Daí que há uma boa proposta apresentada em mais de 40(quarenta) países que se chama o CREATIVE COMMONS. Ora, não é ainda a “última palavra” sobre direitos autorais, mas ao certo é uma das mais sensatas e inteligentes pois contempla várias opções! Você pode combinar várias formas de como autorizar o conteúdo que você faz e, conhecendo as formas de licença do Creative Commons você já sabe como utilizar aquele material que lhe interessou e que registra os símbolos, ou seja, você provavelmente não terá problemas com questões autorais...

Mas é preciso que se faça um estudo sobre o tema e sobre a proposta. O ideal é que haja uma reflexão presencial de “navegantes” da net! Mas na espera desse dia de debates e estudos, veja em detalhes a proposta do C.C. que inclusive é adotada por instâncias públicas de poder além de milhares de pessoas e grupos em todo o mundo!! Para conhecer um pouco mais sobre o C. C. veja o material disponível na rede pela instância no Brasil que está aplicando os conceitos devidos da proposta em : www.creativecommons.org.br. Bem, um abraço pra ti! Espero ter te dado algo a mais que você já conhece da rede mundial de computadores.
 
Walter Eudes. 

Meu comentário: Amigo Walter Eudes; Eu concordo com você e gostaria de lhe informar que nosso site já trabalha com normas parecida. Já ouviu falar em Lei de Copyleft © onde "all rights inverted" ou seja Todos os direitos são invertido. Nesta lei podemos doar conteúdo e disponibilizar artigos gratuitamente desde que seja mantida fonte ou créditos se houverem. Neste site todo conteúdo é livre para ser copiado desde que os devidos créditos sejam creditados. #ficaadica

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Mácio!! Que legal!! Não conhecia esta licença- "copyleft"! Obrigado meu velho, é muito importante esta informação1 Valeu mesmo.
    Walter Eudes

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.