Header Ads Widget

Secretaria de Cultura de Limoeiro incentiva Encontro Estadual de Bois e Similares


No período de 27 a 29 de abril, o município de Limoeiro receberá o III Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco. A abertura acontece nesta sexta (27), a partir das 19h, no Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça, na Praça da Bandeira, no Centro. A Federação Cultural de Bois e Similares de Pernambuco (FECBOIS – PE), entidade realizadora do evento, conta com o apoio da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (FUNDARPE) e da Prefeitura de Limoeiro (Secretaria de Cultura e Juventude).
A cada ano a ideia tem sido levar a manifestação cultural para diferentes municípios pernambucanos. “A proposta tem sido interiorizar os encontros visando fortalecer a prática da manifestação popular nas diversas regiões”, explicou o presidente da FECBOIS, Aelson Hora. Ele também destacou que a programação do evento não ficará resumida apenas as apresentações. “Serão realizadas oficinas gratuitas de percussão, dança e teatro. As oficinas serão ofertadas não apenas para os integrantes de bois, mas para a população em geral”, reforçou.
Para o presidente da FECBOIS, esse encontro será uma “porta” para troca de experiências entre grupos de diferentes cidades. Ele afirmou que apesar de as pessoas chamarem a atividade cultural de bois de brincadeira, o trabalho tem que ser levado a sério. “Recebemos investimentos do Governo do Estado e a manifestação tem que ser tratada com muita seriedade”, afirmou Hora. As apresentações das agremiações ao público acontecerão no sábado (28) e no domingo (29), na quadra do Colombo Sport Club, localizada na Avenida Severino Pinheiro, no Centro de Limoeiro, com entrada franca. Segundo o secretário de Cultura de Limoeiro, Radamés Moura, o espaço conta com ampla arquibancada e isso permitirá uma melhor acomodação do público.
Seleção – A escolha de Limoeiro para sediar a edição 2012 do encontro cultural foi um reflexo da atuante participação da liga limoeirense de bois. “Atualmente, a Federação conta com seis fortes ligas, entre elas, Limoeiro”, disse Aelson. “Poderíamos realizar esse evento no Recife, mas a capital já recebe vários encontros. E porque fazer lá (Recife) se posso fortalecer as cidades que possuem uma grande manifestação, a exemplo de Limoeiro”, justificou.
Durante a reunião que definiu a cidade Princesa do Capibaribe como sede, o presidente enalteceu a participação das crianças nos encontros. “Só haverá andamento de qualquer manifestação cultural se tiver a participação das crianças”, destacou. “Mas não podemos esquecer-nos do idoso, pois a sua experiência e as suas vivências serão a história viva da nossa cultura”, finalizou Aelson.
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários