Header Ads Widget

Deputado José Humberto fala sobre a emancipação política de Limoeiro



Limoeiro completa 119 anos de emancipação política Banhado pelo Rio Capibaribe, Limoeiro teve forte influência na colonização da região, vez que foi por meio dessa estrada fluvial, que ocorreu, no século XVII, o povoamento de diversas áreas no interior, estimulado, principalmente, pela criação de gado que garantia a subsistência e abria boas perspectivas comerciais para as regiões até então inexploradas. O município é conhecido em todo o Estado como a “Princesa do Capibaribe”, tendo em vista a importância da cidade na região e a influência do rio para a cidade, uma vez que desempenhou a função de via para os desbravadores. O território atualmente ocupado pela sede municipal compreendia uma aldeia de índios. Por volta de 1730, com a chegada de Ponciano Coelho, Padre Oratoriano da Congregação de São Felipe Neri, deu-se início à catequese dos aborígines.

Até então, havia somente as habitações destinadas aos indígenas e aos empregados do aldeamento. Foi a partir da construção de uma igreja que começou a se intensificar a povoação. No dia 16 de julho de 1779, através de provisão de D. Tomas da Encarnação da Costa Lima, Limoeiro foi elevado à categoria de freguesia, sendo seu primeiro vigário o padre Bartolomeu Monteiro da Rocha. Tendo sido criada a Comarca pela resolução de 20 de maio de 1833. De acordo com a Constituição do Estado e a Lei Orgânica dos Municípios, de agosto de 1892, Limoeiro constituiu-se Município autônomo, em 06 de abril de 1893, sendo seu primeiro prefeito o coronel Antônio José Pestana. Quanto à origem da denominação, justifica-se por na área ter existido muitas árvores de limão.

Também há a versão de que foi a aparição da imagem de Nossa Senhora, na sombra de um limoeiro que determinou a nomenclatura. Limoeiro serviu de berço e abrigou personagens das mais ilustres, a exemplo de Dr. Sebastião de Vasconcelos Galvão, um grande limoeirense, que intelectualmente, grandes serviços prestou a sua terra natal; Desembargador João Batista Guerra Barreto; Monsenhor Fabrício, foi um grande educador, tendo como ilustres alunos os Governadores, Severino Pinheiro, Agamenon Magalhães e Barbosa Lima; Autriclínio Ferreira Quirino, mais conhecido pelo pseudônimo “Austro Costa”, foi jornalista e grande poeta de muita sensibilidade; Dr. Severino Pinheiro, que chegou a ser governador; Padres, como, João Duarte do Sacramento, Ponciano Coelho, Fernando Passos, Luís Cherchin; escritores, como Antônio de Souza Vilaça, Marcos Vinícius Vilaça, Arquimedes de Melo Neto; educadores, como Padre Nicolau Pimentel e Irmã Gabrielle Andarch; empresários, como Otaviano Heráclio Duarte, Oton Bezerra de Melo, entre muitos outros nomes que amaram a boa terra e muitos que procuram engrandecê-la, a cada dia, podendo destacar Francisco Heráclio do Rego, o Coronel Chico Heráclio, um dos grandes representantes do coronelismo brasileiro. 

A figura emblemática do Coronel lhe rendeu fama de poderoso, homem firme e duro nas decisões. Filho também de Limoeiro é o grande Henrique Pereira de Lucena Filho, o BARÃO DE LUCENA, nascido e batizado naquela terra, de onde saiu aos 11 anos de idade, para brilhar por esse Brasil a fora. Hoje, Limoeiro é um dos mais progressistas centros agropecuários e importante entreposto comercial, destacando a chegada de grandes empresas, tendo um crescimento industrial que hoje é uma realidade naquela região. Ainda, no campo merece nosso registro o gradativo resgate ao cultivo do algodão, produto que entre as décadas de 50 e 70 teve seu apogeu, tendo sido Limoeiro responsável por 80% da produção de todo o Estado.

Na área cultural, Limoeiro continua em franco destaque, seja com suas emissoras de rádio AM e FM, que difundem a cultura limoeirense, seja através dos eventos festivos, que sempre são regados com primorosa participação popular. Nesta seara podemos ressaltar: a tradicional Festa de São Sebastião, o peculiar carnaval limoeirense, os festejos juninos, a valorosa Exposição de Animais, o festivo desfile escolar de sete de setembro e o carnaval fora de época, o Micaeiro. Evento, este, que vem crescendo ano após ano, atraindo pessoas de toda região e que, além de aquecer a economia local, tem elevado à autoestima dos limoeirenses. Os setores de educação, de saúde, de assistência e promoção social são atendidos por órgãos da administração pública e por entidades mantidas pela iniciativa privada de maneira exemplar, tanto, que pessoas de outras cidades buscam os serviços prestados em Limoeiro.

Enfim, o município conta com todos os benefícios públicos de primeira necessidade, o que lhe dá excelente aspecto urbanístico. Terra de gente hospitaleira, que vem contribuindo com grande parcela para o progresso do nosso Estado, nos mais diversos setores. Por essas razões, a ensejo das comemorações de mais um aniversário de Limoeiro, merecendo nosso reconhecimento e nossas congratulações pelo seu 119º aniversário de emancipação política.

José Humberto Cavalcanti Deputado Estadual

Fonte: Folha de Limoeiro

Postar um comentário

0 Comentários