Header Ads Widget

Técnicas da Empetur fazem avaliação positiva do Turismo Acessível em Limoeiro


Nesta quarta-feira (14), o município de Limoeiro recebeu a visita das representantes da Unidade de Projetos Especiais da Empetur. As técnicas Aline Frazão e Mozana Cavalcanti vieram conferir as melhorias realizadas no trade turístico do município em relação à acessibilidade de portadores de deficiência física e mobilidade reduzida, a exemplo de idosos, gestantes e cadeirantes.
Em 2010, a convite da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, elas haviam visitado hotéis, restaurantes, pousadas e equipamentos públicos com o objetivo de orientar gestores municipais e empresários quanto à necessidade de investir em acessibilidade nos estabelecimentos. Na ocasião, as representantes da Empetur também “plantaram sementes” em Limoeiro ao relacionar sugestões para o melhoramento dos equipamentos de turísticos.
“Voltamos a Limoeiro e nossa avaliação é muito positiva. Estamos colhendo os frutos do primeiro passo. Isso mostra que Limoeiro está crescendo e se preparando para receber pessoas com deficiência física com dignidade”, destacou Aline Frazão. Ela também elogiou o trabalho de inclusão realizado com portadores de necessidades na Escola Municipal Cônego Deusdedith, Distrito de Vila Urucuba. Na unidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação implantou um núcleo especializado para trabalhar com crianças e adolescentes que necessitam de um atendimento diferenciado.
“Notamos que o município está caminhando certo também na inclusão dentro das escolas. Isso mostra a preocupação da administração pública”, comemorou Aline. Na visita, as técnicas conheceram a infraestrutura física e humana implantada na escola, que atualmente serve de modelo para o interior de Pernambuco. Atualmente, a inclusão digital de portadores também é uma realidade na unidade. As obras de acessibilidade implantadas na Praça da Bandeira e no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, além da desobstrução das calçadas também foram pontos visitados pelas técnicas da Empetur.
A visita também contemplou hotéis, pousadas e restaurantes. “Estamos trabalhando a interiorização do turismo e trabalhando para que pessoas com mobilidade reduzida também tenham acesso ao lazer”, explicou a técnica. “Verifiquei que muitos empresários começaram a abrir os olhos e abraçar o projeto da Empetur”, completou. Para Mozana Cavalcanti, que é cadeirante, os limoeirense estão cumprindo com as sugestões. “Tive o prazer de almoçar em um restaurante com banheiro adaptado. Isso significa dignidade”, ressaltou. Ainda de acordo com ela, é meta do Governo do Estado que todos os projetos saiam da Secretaria Estadual de Turismo com acessibilidade. Ela também adiantou que está planejando a montagem de um camarote com acessibilidade durante as comemorações juninas em Limoeiro. “Foi um sucesso em Caruaru e em Gravatá. Com certeza vamos repetir aqui (Limoeiro). Sem esquecer que o município também vai entrar no guia de rotas turísticas do Estado”, finalizou.
O secretário de Turismo de Limoeiro, André Quirino, acompanhou a visita in loco e comemorou a avaliação. “O comprometimento da prefeitura em conjunto com os empresários vem fazendo a diferença. São ações que estão colocando o município entre as rotas do Estado e isso fortalece o turismo e a economia local”, disse Quirino.

Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários