Header Ads Widget

Reféns do consumismo






Nossa matéria de hoje vai falar sobre o consumismo, uma forma das empresas ganharem dinheiro. Na década de 70 e 80 já se falava muito no consumismo, mas não existiam cartões de créditos e a população sabia se controlar. Em meados de 70 e 80 na canção “comunicação” de Elis Regina (1972) ela retratou bem o consumismo e a loucura dos comerciais que induziam a população a comprar cada vez mais e mais de uma forma desenfreada. Nos dias de hoje ainda continua e é ainda mais aplicável do que a anos atrás, pois hoje contamos com rádio, tevê, internet e mensagem de texto que de uma forma maluca nos bombardeiam a todo instante.

Nos e-mail são mensagens de produtos a venda e de diferentes lojas, mas como eles sabem meu e-mail e que eu estava afim deste produto? Eles usam o cookies, que é uma espécie de arquivo na extensão txt que grava informações do usuário e envia para os sites que retornam com e-mail cheio de coisas que pesquisamos na internet.  Já na tevê a toda hora você se depara com um comercial de um produto novo; é um carro que saiu 2011 e outro que chega 2012 só para que agente compre um novo modelo, mas o que fazer com meu automóvel velho? Será que necessito de dois fogões? Sei lá! Dias atrás eu vi um comercial de creme dental e vi que o creme A 12 era aprovado pelos dentistas e o só um pingo era mais econômico, afinal qual é o bom? E pelo que vejo quem tiver a melhor lábia leva o consumidor.


Eu, particularmente me vejo de mãos atadas, às vezes da vontade de gritar; Eu não quero trocar de carro, nem de bicicleta, nem tão pouco de celular ou computador! São tantas propagandas que daqui a alguns dias não sobrará nem espaço para musicas nas rádios. Nos jornais, por exemplo, uma matéria na pagina o resto dela é toda de comercial. Tá certo que a propaganda é a alma do negocio, mas assim já virou “cachorrada”, pouco espaço para se ler e muita propaganda pra se comprar. O mal do século ainda é o cartão de credito, pois muitos são levados e induzidos pelo comercial e acabam se endividando e depois perdem o fio da meada e não sabem mais o que fazer com tanta dívida. Será que preciso disso mesmo? Pense bem antes de querer acompanhar a moda, lembre-se que seus gastos com cartão não podem passar de 20% de sua renda, dê preferencia as compras a vista para poder garantir desconto.

Vejam a abaixo a musica “comunicação” e entenda o que este texto relata.




Comunicação

Elis Regina


Sigo o anúncio e vejo

Em forma de desejo o sabonete

Em forma de sorvete acordo e durmo

Na televisão

Creme dental, saúde, vivo num sorriso o paraíso

Quase que jogado, impulsionado no comercial

Só tomava chá

Quase que forçado vou tomar café
Ligo o aparelho vejo o Rei Pelé
Vamos então repetir o gol

E na rua sou mais um cosmonauta patrocinador
Chego atrasado, perco o meu amor
Mais um anúncio sensacional
Ponho um aditivo dentro da panela, a gasolina

Passo na janela, na cozinha tem mais um fogão
Tocam a campainha, mais uma pesquisa e eu respondo
que enlouquecendo já sou fã do comercial

Texto por Márcio Wanderley

Postar um comentário

0 Comentários