Header Ads Widget

Intolerância à lactose

Alimentos que devem ser consumidos com restrição
por pessoas que possuem intolerância à lactose.



A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1- a congênita – incomum, acontece logo após o nascimento;

2- a que ocorre depois de doenças intestinais (como a diarreia) – bastante comum em crianças no primeiro ano de vida. Geralmente manifesta-se após episódio de diarreia infecciosa. Nestes casos, após resolvida a infecção, há persistência da diarreia até que ocorra a cicatrização do intestino. Continuar a alimentação com mamadeiras contendo lactose (afora o leite materno), nestes casos, pode prolongar a diarreia. O médico precisa ser consultado para melhor orientação. 

3- a diminuição progressiva da capacidade de digestão da lactose – condição frequente, que aparece gradualmente a partir dos dois anos de idade até a idade adulta. Diarreia, excesso de gases, dor abdominal e assaduras são as queixas mais frequentes. O tratamento exige a substituição dos alimentos que contêm leite.

Hoje já existem fórmulas industriais com leite de vaca sem lactose. Crianças mais velhas e adultos podem não precisar de uma dieta tão severa e podem tolerar pequenas porções de lactose. Por exemplo, alguns toleram iogurte, outros não. Por ter origem genética, a prevalência de intolerância à lactose pode variar muito de população para população,por exemplo, apenas 1% dos suecos a apresentam, já entre os tailandeses a prevalência é de 98%.

Epidemiologia Esta intolerância aparece em cerca de um quarto da população europeia e praticamente em toda a população asiática adulta. Intolerância à lactose por região ( em África os dados são estimativos) Esta incapacidade tem origem genética. Com efeito, a intolerância à lactose no adulto é considerada uma característica ancestral. 

Gonte: Wikpédia



Postar um comentário

0 Comentários