Header Ads Widget

Como planejar sua confraternização de fim de ano




A festa de confraternização de sua empresa pode ser um momento de descontração em que todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos. Ou pode ser o desastre do ano.

Dezembro vem chegando e os empreendedores começam a se perguntar: como evitar que a festa de confraternização seja um fiasco? Como planejar uma boa comemoração sem gastar muito e sem passar vergonha – afinal o trabalho continua depois que as luzes se apagam.

Para uma festa começar, é preciso achar um lugar. Pense em um ambiente não corporativo, pois se fizer a confraternização no escritório, todas as regras do dia a dia estarão estampadas ali, dificultando a descontração e dando um clima de obrigação. “Nos espaços alternativos fica evidente que a empresa está investindo na alegria e bem estar de seus funcionários”, afirma a empresária Silvia Fairbnaks, dona da Fairbanks Way Logística e Gastronomia para Eventos.

Lembre-se de considerar o número de funcionários e a possibilidade de levar acompanhantes na hora de escolher o local da festa, para não gastar com um espaço muito grande ou espremer todos em uma pequena lata de sardinha comemorativa.

Quanto aos comes e bebes, tome cuidado com os dois. Mesmo sendo uma festa de confraternização, com todo o seu clima de diversão, uma postura mais discreta ainda é necessária. Por isso pense com cuidado nas bebidas que irá servir, se serão alcoólicas e em que quantidade serão oferecidas. Você não vai querer funcionários valiosos pagando micos e tendo que encarar seus colegas no dia seguinte.

Já em relação à comida, não invista em um cardápio muito sofisticado. “Ingredientes simples com toque de requinte nunca saem de moda”, afirma Silvia. “Receitas leves e finger food [comida para comer com as mãos] são ideais para esse tipo de comemoração.”

Por último, não esqueça de aproveitar a festa e usá-la em seu benefício. “As confraternizações são um bom momento para conhecer pessoas diferentes, por isso não se feche em grupinhos. Converse com todos”, diz Silvia.

Planejar com antecedência é preciso

Tudo bem, a festa é só em dezembro, mas isso não significa que o planejamento só deve começar no melhor estilo brasileiro: em cima da hora. “Não é só porque é uma confraternização de fim de ano que a organização tem que ser no fim do ano”, afirma Renata D’Azambuja, sócia da NDR eventos, empresa especializada em encontros corporativos e eventos sociais. “Se a empresa começa a planejar no primeiro semestre, as chances de fazer um bom evento são maiores.”

Planejar antecipadamente facilita na hora de escolher os fornecedores do evento e possibilita a negociação de preços. “A maioria dos fornecedores tem que receber antes do evento. Com antecedência você pode programar os pagamentos e pensar nos fornecedores corretos”, diz Renata.

A empresária também reafirma a necessidade de um espaço mais despojado para esse tipo de confraternização. Lounges com pufes e espaço para circulação são a melhor opção para incentivar a socialização entre os funcionários/convidados.. E tente se segurar na hora da decoração. “Não é um casamento em que você usa e abusa, coloca arranjos altos e coisas do tipo. A empresa deve optar por algo clean”, afirma Renata.

Depois de tudo pronto é só relaxar e aproveitar a comemoração com a gravata mais solta e a cabeça bem longe dos deveres corporativos. “A intenção da confraternização é desestressar. Se a empresa tiver condições de pagar para que alguém organize a festa já elimina mais uma preocupação.” 

Dicas para planejar sua confraternização de fim de ano Planejamento:    

Comece a pensar em sua festa já no primeiro semestre, isso facilita a escolha e o pagamento de fornecedores

Local: Leve em consideração o número de funcionários e a permissão para acompanhantes
Decoração: Não exagere, opte por algo clean com as cores da empresa; Pense no conforto e na facilidade de movimentação de seus funcionários/convidados
Comida:  Prefira as finger foods ou menus degustação, com pratos como massas e risotos em que os funcionários/convidados possam comer sem garfo e faca e sem precisar sentar



Postar um comentário

0 Comentários