Header Ads Widget

Última noite da 2ª Semana de Informática da ETE Limoeiro.



Hoje foi a vez do CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores), nas pessoa do senhores Saulo França e Carlos Torres. Esta penúltima noite foi bem proveitosa e os alunos aprenderam muitas coisas novas e de grande importância não só para a grade curricular, mas também para a vida toda.
Antes de começar as palestras foi reproduzido um vídeo sobre os direitos humanos, concessão pública, família e outros temas. Saulo palestrou sobre tecnologia de Informação de verde e falou sobre CRC que muitos já conhecem por meio de visita e matéria. O palestrante relatou sobre os Maristas que é uma instituição que tem projetos voltados a jovens carentes. A instituição de ensino CRC trabalha com jovens de bairros carentes do Recife e esta situada no bairro de Apipulcos na cidade do Recife.
Você pode se perguntar o que visa o CRC? A resposta é simples: eles trabalham com peças de computadores usadas que são doadas para serem concertadas e depois doadas instituições carentes. Os alunos que lecionam no CRC não pagam nada para estudar lá, pois todo o curso é totalmente gratuito.  Um dos focos da palestra também foi a regra dos "R"s: a Redução e o Recondicionamento. No item redução ele falou sobre será que necessitamos trocar de celular ou computador, pois a cada troca juntamos lixo eletrônico e onde despejaremos este lixo? Já no Recondicionamento ele propõe que aproveitemos ao máximo nossos equipamentos, tendo em vista que quase tudo pode ser reaproveitado. Muitos alunos fizeram perguntas e foram obtidos excelentes resultados.
Veja neste link um pouco mais sobre o CRC.
A segunda palestra foi com Carlos Torres que tratou de reciclagem de matérias oriundos da tecnologia como; componentes de informática e telefonia móvel. Os vídeos da segunda palestra mostram bem como são reciclados os lixos eletrônicos. Os aparelhos velhos são todos desmontados e classificados cada item fica em sua própria lixeira: tipo, LCD vai para sua própria lixeira, o plástico também. Em uma fábrica de reciclagem os materiais são separados e triturados para vivarem outros materiais que consequentemente se transformaram em diversos que usaremos no dia a dia. Ao final das duas palestras foi organizada uma gincana onde as turmas de informática da ETE competiram entre si para ver qual turma conseguia mais peças de informática para doação ao CRC. A turma do 3º Modulo B do período noturno se destacou mais e ganhou a gincana.

Essa Semana de Informatica foi muito boa para todos e ano que vem haverá muito mais.


Postar um comentário

0 Comentários