Header Ads Widget

Gonçalves Filho



Gonçalves Filho, 22 anos de experiência no rádio limoeirense.
O radialista Gonçalves Filho é um profissional que, dentro de sua área de atuação, na cidade de Limoeiro, pode-se dizer que já fez de tudo um pouco; o Magaiver da comunicação. Por nove anos ele comandou o que qualquer locutor em Limoeiro sonha; o palco da Festa de São Sebastião.
Gonçalves começou em rádio, em 1983, na antiga Rádio Difusora de Limoeiro, hoje Rádio Jornal. Na época, junto com Jota Santana e Maciel Júnior, foi para a Difusora a convite do comunicador Carlos Alfeu (Jornal Limoeiro). Era uma época de incerteza, mas era um sonho que alimentava, e aproveitou a oportunidade, a qual se agarrou até hoje.
No início o trabalho era feito com um gravador gigante, onde o repórter entrevistava presidentes de clubes e só a voz do entrevistado ia ao ar. Mas para quem estava começando, aquilo já era uma grande coisa. Um ano depois, começou a fazer os noticiários esportivos, que eram apresentados por Ventura Silva e Maria Célia. Em 1984, chegou a grande oportunidade de uma transmissão ao vivo num jogo entre seleção de Paudalho e Limoeiro, no Estádio José Vareda. Como vinha tudo dando certo, continuou investindo na vontade de ser radialista. Entre 1985 e 1992 foi prestador de serviços, onde muito aprendeu tirando férias de companheiros e fazendo parte da equipe de esporte da época que se chamava Timaço Imbatível, onde também foi apresentador de resenhas, operador de áudio e começou a vender publicidades.
Nesta época teve a oportunidade de transmitir jogos do Campeonato Pernambucano e alguns campeonatos brasileiros com o incentivo de Valério Batista. Nesse período, merece destaque dois grandes momentos; dois jogos da seleção brasileira, um no Arruda contra a Argentina é outro no Serra Dourada, em Goiás contra a Holanda.
No segundo semestre do ano de 1992 foi convidado por Valério Batista pata assumir, definitivamente, um horário na emissora. Deixou o emprego na Olivetti para fazer rádio. Assumiu o horário da tarde, em um programa com o nome Tarde Livre, que comandou por quatro anos. Decidido á investir na vida profissional, começou a fazer de tudo: campanhas políticas, solenidades, eventos, festa e formaturas.
Aprendeu muito também sobre transmissões na parte artística e técnica. Aí, finalmente foi repórter, locutor, apresentador e realizador de eventos. Depois, assumiu o horário da manhã na emissora, a Super Manhã onde fazia música e jornalismo. Era responsável também pela parte esportiva e policial da emissora. No ano 2000, a parte financeira da emissora não estava bem e a empresa decidiu fechar, demitindo tolos os funcionários, de forma súbita. Gonçalves já tinha vários convites para ir trabalhar em Recife, feitos pelo atual diretor da empresa, Paulo Fernandes, mas nunca cobiçou essa vontade, sempre quis fazer rádio em Limoeiro. Por isso, trinta dias depois, já estava na Cultural FM a convite de Alexandre Querálvares, fazendo o horário musical da tarde. Até então a Cultural não tinha uma equipe esportiva, por isso o horário foi terceirizado, uma equipe montada para fazer futebol na Cultural. Depois assumiu o 96 é Notícia e ficou lá até o ano de 2003.
Ainda no mesmo ano recebeu um convite de Paulo Fernandes para reabrir a Rádio Jornal que, com a ajuda do vice-prefeito da época, Orlando Jorge e do prefeito Luís Heráclio, foi possível fazer á reforma do prédio, e a emissora voltou com a sua programação local pardal. Depois de dois anos de trabalho na Rádio Jornal, retornou à Cultural mais uma vez, a convite de Alexandre Querálvares, onde está até hoje. Com mais de vinte e dois anos de experiência, Gonçalves tem prestado um serviço que a população respeita. Tem experiências em quase todas as atividades de locuções com projetos que têm respaldo da sociedade limoeirense.
O locutor se diz grato a Limoeiro pela confiança que lhe é concedida na maioria dos eventos. Tem sempre agendas dos mais diversos tipos de eventos, como por exemplo, no mês de dezembro, a exemplo dos outros anos, tem quase vinte formaturas agendadas para fazer locução. Gonçalves agradece os diversos prêmios destaques de melhor locutor que todos os anos ele recebe com votos que a população já lhe concedeu. Nos dias de hoje Gonsalves comanda seu programa na Cultural FM, comanda também um show de calouros que busca novos talentos e também faz as locuções de todos os eventos  da Prefeitura Municipal do Limoeiro. Ele agradece aos amigos que sempre o apoiou, agradece ao Jornal Viver Notícias aos Blogs de Limoeiro, bem como a tantos companheiros de profissão que o incentivaram na caminhada difícil, porém agradável, fazendo o que gosta.


Esta matéria foi veinculada no Jornal Viver Notícias em 1996  e contém algumas adaptações feito por Márcio Wanderley.
Foto por Márcio Wanderley

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sou seu amigo de infância da COHAB velha , e me sinto feliz que você se deu bem pois conheço sua luta desde o início , parabéns de seu amigo Roberto (Zeca)

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.