
Vettel comemora segundo titulo da carreira em Suzuka
A corrida de Suzuka confirmou apenas o que todos esperavam: O
bicampeonato de Sebastian Vettel. O alemão poderia chegar até em 10º,
mas chegou em terceiro lugar para poder comemorar no pódio. Mas, ao
contrário do que muitos imaginaram, a vida do alemão na corrida foi
dificil.

Vettel mantém a ponta na largada
Na largada, Vettel teve que dar um “chega pra lá” no Button, que
tirou o pé e foi ultrapassado inclusive por Lewis Hamilton. Massa
conseguiu se manter a frente de Alonso na largada, mas Bruno Senna e
Rubinho perderam muitas posições ao tentarem um melhor posicionamento no
bolo do meio.
Alonso pressionava Massa, até que em poucas voltas conseguiu
ultrapassar o brasileiro que não dificultou a passagem do espanhol.
Enquanto Vettel abria na liderança da corrida, Hamilton ficou muito
lento e teve que ser o primeiro a parar entre os ponteiros. O inglês
acabou tendo um pneus furado.
Com isso, Button subia pra segundo e Alonso para terceiro, tentando
se aproximar do campeão mundial de 2009. Atrás deles, Webber tentava
ultrapassar Massa, mas sem sucesso. Depois, foi a vez de Vettel, Button,
Alonso e Webber pararem para a troca de pneus, com Massa sendo o último
da turma dos ponteiros a parar.
Vettel continuava lider após a primeira rodada de pitstops, mas
Button começava a se aproximar de Vettel com um desempenho superior ao
do alemão. Button chegou a tirar meio segundo de diferença de Vettel na
volta 17, quando todos os pilotos já esperavam pela segunda rodada de
paradas nos boxes.

Button assumiu a liderança da corrida após a segunda parada de boxes
Vettel entrou na volta 20, e Button na volta 21. O inglês acabou voltando a frente de Vettel após a parada, se tornando o lider da corrida. Na volta 22, Massa e Hamilton lutavam pela 4º posição quando se tocaram.
O brasileiro perdeu um pedaço da asa dianteira, mas nada que
atrapalhasse seu desempenho durante a corrida. Tanto que, após as
paradas, ele voltou a frente do inglês da McLaren. Porém, o safetycar
foi acidonado para que algum dos fiscais de pista pudessem tirar o
pedaço da asa do carro do brasileiro que estava em posição perigosa.
Após as paradas e a saida do carro de segurança da pista, a ordem das
primeiras posições era essa: Button, Vettel, Alonso, Webber, Massa e
Hamilton. Webber, Massa e Hamilton lutavam pelo 4º lugar, enquanto
Button começava a virar volta mais rápida atrás de volta mais rápida na
liderança, abrindo uma distância confortável para Vettel que não
precisava arriscar nada naquele momento.
A parte animada da corrida estava no meio do pelotão, com Sauber,
Mercedes, Force India e Renault lutando pelas posições de pontos. Bruno
Senna e Barrichello não conseguiram um bom desempenho na corrida, e
ambos sequer chegaram perto de lutar pelos pontos.
Lá na frente, os pilotos se preparavam para a terceira e última parada da corrida.

Alonso supera Vettel na última troca de pneus e termina em segundo na corrida
Vettel parou antes de Button e Alonso para colocar seus pneus médios. Ao voltar para a pista, voltou atrás de carros que brigavam intensamente pelas últimas posições de pontos na corrida, então tendo trabalho e tempo para se livrar deles. Também o fato de estar com pneus médios o deixou mais lento que Button e Alonso.
O espanhol, aliás, foi o grande beneficiado da terceira troca de
pneus, conseguindo voltar a frente de Vettel. Enquanto Button seguia
tranquilo na frente após sua parada, Vettel tentava de tudo para
ultrapassar Alonso, mas o espanhol fechou bem a porta e Vettel parou de
arriscar por ordem da equipe. O 3º lugar já era ótimo pra ele.
Hamilton conseguiu ultrapassar Felipe Massa após as paradas também, e
conquistou a 5º posição da corrida. Já o brasileiro ficou preso atrás
de Michael Schumacher, não conseguindo ultrapassar o alemão da Mercedes.
No final, Alonso chegou a tentar encontar no Button, que mostrou que
estava apenas poupando equipamento e logo fez a volta mais rápida da
corrida.

Pódio: 1º Button 2º Alonso 3º Vettel
Button recebeu a bandeirada em primeiro, com Alonso em segundo e
Vettel em terceiro. Com esse resultado, o alemão pode comemorar enfim a
confirmação de seu segundo titulo mundial de Fórmula 1. Entre os
brasileiros, Felipe Massa chegou em 7º, Bruno Senna em 16º e Rubens
Barrichello em 17º. A disputa agora será pelo vice-campeonato de 2011.
Resultado final – GP do Japão
1º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 53 voltas em 1h30min53s427
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s160
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s006
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 8s071
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 24s268
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 27s120
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 28s240
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 39s377
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 42s607
10º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 44s322
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 54s447
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min02s326
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min03s705
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1min04s194
15º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min06s623
16º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1min12s628
17º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1min14s191
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 1min27s824
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 1min36s140
20º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
21º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
22º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
23º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s160
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s006
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 8s071
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 24s268
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 27s120
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 28s240
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 39s377
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 42s607
10º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 44s322
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 54s447
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min02s326
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min03s705
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1min04s194
15º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min06s623
16º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1min12s628
17º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1min14s191
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 1min27s824
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 1min36s140
20º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
21º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
22º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
23º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
Não completou:
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.