Header Ads Widget

Limoeiro avança no programa de alfabetização de jovens e adultos



O Programa Federal Brasil Alfabetizado foi assumido pelo Governo do Estado como “Paulo Freire” – Pernambuco Escolarizado, colocando-o como estratégia de enfretamento do desafio de reduzir o analfabetismo na população de jovens e adultos de 15 a 29 anos que vivem no meio rural e urbano, garantindo a eles o domínio da escrita para melhor participação na sociedade.

A Prefeitura de Limoeiro buscando reduzir o analfabetismo no município fez adesão junto ao Governo do Estado, para através de parceria alfabetizar os jovens e adultos do município, com a meta de eles tenham autonomia na vida pessoal e mais participação na comunidade. As turmas funcionam com uma quantidade mínima de 8 alunos (zona rural) e de 14 alunos (zona urbana). Os estudantes recebem livro didático, lápis e cadernos, além de merenda, o que facilita a matrícula nas turmas cuja permanência garante aprendizagem que promovem melhorias na vida social.

Cada edição do programa tem a duração de 8 meses e os alfabetizadores tem uma formação inicial sobre as concepções/ações do Programa, oferecidas pela GRE e secretaria de Educação de Pernambuco, com reuniões quinzenais na SME para estudos, planejamentos e entrega de formulários de frequência dos alunos, assegurando a eles uma prática pedagógica adequada.

A coordenadora municipal do Programa Brasil Alfabetizado, Adalgiza Gomes, informou que, no momento, o Programa está funcionando com 51 turmas e 628 jovens e adultos, na zona urbana e rural do município. “Realizamos uma mobilização da sociedade para formar novas turmas e estas estão sendo encaminhadas a GRE Vale do Capibaribe para serem avaliadas pela secretaria estadual e Ministério da Educação”, concluiu a coordenadora.

Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários