O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Limoeiro está recebendo reforço em sua estrutura. Duas novas salas de aula, dois laboratórios (física e matemática) e uma biblioteca, darão maior suporte aos cerca de 700 alunos e tutores, para ampliarem seus conhecimentos.
Os recursos no valor de 200 mil reais para execução das obras são geridos pela Prefeitura de Limoeiro, através do convênio com o Ministério da Educação (MEC). “A tendência é precisar de mais espaço, já que a procura por cursos a distância aumenta constantemente”, explica Adiel Melo, Coordenador Adjunto do polo.
Ao todo, 26 funcionários entre coordenadores, secretários e tutores, estão envolvidos nessa modalidade de ensino para garantir a qualidade na aprendizagem dos alunos. Além da coordenação e secretaria, a unidade dispõe de salas para tutoria, biblioteca e laboratórios. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h30 às 17h30.
Cursos – A UAB Limoeiro dispõe atualmente de oito cursos no nível superior. Desses, apenas um é de bacharelado em Administração Pública, ministrado por professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A Rural ainda oferece as licenciaturas em Física e Computação, além de Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dispõe de Licenciatura em Letras. Para o aluno que deseja cursar Matemática ou Tecnologia em Gestão Ambiental, a melhor indicação é inscrever-se no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), enquanto que Pedagogia, Habilitação em Educação Infantil e Ciências Agrárias são de responsabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Metodologia – O método de Ensino a distância funciona a partir de um projeto feito por um professor pesquisador (doutor da universidade interessada) e responsável pelas disciplinas. Para dar apoio, tem os professores/tutores a distância (mestre ou estudante de mestrado). Este último acompanha os alunos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nas atividades diárias. O polo possui também o tutor presencial para mediar as aulas entre alunos e professores. Através do sistema de ensino conhecido como moodle, o professor utiliza ferramentas como fóruns virtuais de discussão, web conferências, chats, leituras das trilhas, livros impressos e web aulas em vídeo.
Sivaldo Venerando / Departamento de Imprensa / PML
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.