Header Ads Widget

O galo gigante arrasta um mar de gente


VENEZA BRASILEIRA - O Galo da Madrugada preparou uma programação de peso para este Carnaval, com a meta de quebrar seu próprio recorde e levar 1,6 milhões de foliões às ruas dos bairros de São José e Santo Antônio, no centro do Recife. Foram 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras de chão, passistas e cabeções juntos em uma folia que tem a cara de Pernambuco: democrática, aberta, sem cordão de isolamento e com diversão gratuita garantida para todos. A única coisa ruim foi Daniela Mercury não ter vindo alegando cansaço.
A movimentação de pessoas no centro do Recife dura todo o sábado. Os foliões começaram a chegar por volta das 6h para acompanhar a saída oficial do bloco, que aconteceu pontualmente às 9h, com a queima de fogos e a largada dos trios elétricos. A festa com mais de 600 músicos tem animação certa até as 19h, culminando com a apoteose na Avenida Guararapes, quando a multidão reverencia o maior símbolo do Carnaval pernambucano: o Galo gigante montado na Ponte Duarte Coelho.
Uma das grandes novidades do desfile deste ano é a escolha da primeira Musa do Galo: a modelo e dançarina pernambucana Wanessa Mattos. Ela desfila no trio elétrico “Zeus”, do puxador oficial do maior bloco do mundo, Gustavo Travassos, ao lado de Fafá de Belém e Beto Hortis. Aos 23 anos, Wanessa Mattos já foi eleita Musa do Brasileirão em 2009 e é a atual Rainha do Carnaval de Jaboatão dos Guararapes. A partir de 2012 a escolha será feita por concurso.
Em seu 34ª desfile, o Galo da Madrugada homenageia os pernambucanos que estão distantes adotando como tema o título do frevo de Luiz Bandeira, “Voltei Recife!”, uma das canções mais representativas do repertório da Folia de Momo na cidade. Engrandecendo essa homenagem, o Galo 2011 terá seu símbolo estampado nas correspondências de pernambucanos em todo o mundo. O maior bloco do mundo figura em uma edição limitada de 1.560 selos especiais dos Correios, encomendados pelo vereador do Recife Inácio Neto.
No desfile de 2011, o Galo da Madrugada homenageia os compositores de frevo de Pernambuco, na figura de 12 dos maiores nomes da composição do ritmo: Antônio Maria, Luiz Bandeira, Nelson Ferreira, Matias da Rocha, João Santiago, Capiba, Jota Michiles, Getúlio Cavalcanti, Duda, Zé Menezes, Edgar Moraes e Alírio Moraes. A homenagem a estes artistas figura nas fotografias gigantes ilustrando os quatro carros alegóricos que integram o desfile deste ano, em especial no carro “Compositores”.
Além dos autores que vão figurar nos carros alegóricos, haverá ainda galhardetes com fotografias de outros compositores. Os carros alegóricos têm três metros de largura por 13 metros de comprimento e entre quatro e cinco metros de altura. O gasto estimado para preparar as alegorias é de R$ 105 mil, incluindo mão-de-obra, material, instalações elétricas e fantasias. Ainda compõem o desfile três bonecos gigantes, 40 bandeiras de Pernambuco, cem cabeções, 40 fantasias de destaque e um grupo de 30 passistas.
O carro da Música irá levar os foliões a uma viagem pelo universo das canções feitas por esses pernambucanos apaixonados, como “Voltei Recife”, “Frevo da Saudade”, “Vassourinhas”, “Oh, Bela” e “Evocação nº 1”. O tradicional “Bonde” do Bairro de São José também estará presente em um dos carros. A arquitetura do Recife será evidenciada nas alegorias, com varandas, azulejos, lampiões, pontes e todas as marcas dos prédios históricos da capital pernambucana nos carros alegóricos. A tradicional imagem do Galo de cinco metros de altura, que compõe o carro abre-alas, também vem de cara nova, ainda mais colorido.
Adaptado do Jornal do Brasil


Postar um comentário

0 Comentários