Header Ads Widget

Postagem sobre lugares admiráveis de nossa cidade

LUGAR ADMIRÁVEL- COLOMBO

O Colombo Sport Clube, foi um dos primeiros times de futebol que Limoeiro teve. O prédio, localizado ao lado da Praça da Bandeira, no centro da Cidade, foi construído em 12/10/1918 com a finalidade de ser campo de concentração e treinamento para o time.Um fato curioso que aconteceu com o time do Colombo, foi que, em um dos jogos, o Colombo estava jogando com um time que era apoiado pelo Cel. Chico Heráclio e durante a partida, o Colombo sofreu um pênalti e na hora que o jogador do Colombo ia chutar ao gol, o coronel ordenou que ele chutasse para fora! Resultado, o Colombo perdeu, mas ficou feliz porque, na verdade, a vitória havia sido dele. Hoje, o time de futebol Sport Clube não existe mais, no entanto, o prédio que possui uma área de festa bem espaçosa é utilizado para a realização de festas particulares: formaturas, casamentos, aniversários, eventos religiosos, etc. Mesmo no passado, muitas festas eram realizadas ali, e um dos projetos da atual direção da casa é resgatar os “bailes” tradicionais, que animavam a população da segunda metade do século XX. A quadra é usada para treino de alguns times dos bairros da cidade e para peladas com atletas amadores.O prédio não sofreu nenhuma reforma brusca, apenas reparações de rotina que são realizadas a fim de que esse local histórico não se deteriore com as adversidades do tempo. 
 
 LUGAR ADMIRÁVEL- PRAINHA

A Prainha localiza-se em Ribeiro Grande, uma área privada pertencente ao senhor Benedito Severino de Moura, conhecido por Sr. Nilton Bodeiro.
Foi originada devido a construção da barragem situada na cidade de Lagoa do Carro, para armazenamento das águas do Rio Capibaribe protegendo a cidade de Recife que sofria com suas enchentes.
Antes de ser inundada, existia no local um açude que abastecia o povoado local. Agora suas águas abastecem Feira Nova e Lagoa de Itaenga, brevemente atenderá Lagoa de Itaenga e Limoeiro.
Aproximadamente nos anos oitenta, foi concluída a barragem que represou a água, formando paisagens maravilhosas e inesquecíveis.
A Prainha realmente parece uma praia, um local agradável , onde o som das águas encantam seus visitantes, pescadores tiram de suas águas o sustento: camarão, tilápia,piaba, traíra e outros.
O Bar da Prainha pertence ao Sr. Luiz Benedito de Moura (Téo), filho do proprietário, onde é servido tira-gostos variados. O ambiente é muito freqüentado nos domingos e feriados e funciona da 8h às 17h e a limpeza do ambiente é feita diariamente.
Lanchas, jet skis e canoas freqüentam essas águas. As pessoas, em trajes de banho, bronzeam-se curtindo o maravilhoso sol que brilha na cidade de Limoeiro. 
 
 
 LUGAR ADMIRÁVEL- CASA DO CORONEL CHICO HERÁCLIO
 

Grande representação da arquitetura da época, está localizada próxima às margens do Rio Capibaribe.
A estrutura física da casa permanece do mesmo jeito, paredes grossas, portas, corrimão e escada de madeira, portões pesados de ferro. A maioria dos móveis também são da época do Coronel, cadeiras, cristaleiras, mesas imóveis. No escritório ainda está o cofre e o relógio de uso pessoal dele. Espalhadas pela casa fotografias da família enfeitam as paredes e mobiliário, as molduras de alguns quadros são também muito antigas.
Conserva a mobília da época dos primeiros donos, na garagem da Casa Grande podemos encontrar um exemplar do automóvel pertencente ao Coronel Chico Heráclio.
 
LUGAR ADMIRÁVEL- ENGENHO PASSASSUNGA

Em Passassunga havia dois engenhos de açúcar bastante grandes. Seus proprietários eram Dr. Nélson e José, que já são falecidos. Há muito tempo que os engenhos não funcionam mais, mas ainda restam o terreno e as paredes da Casa Grande construída pelo arquiteto Geraldo Gomes. No engenho havia uma capelinha, uma escola nas terras dos donos dos engenhos, não havia energia elétrica, nem cemitério. As pessoas falecidas eram levadas nos Mendes, povoado vizinho ou em Bom Jardim.
Passassunga faz divisa com Limoeiro e Bom jardim. Atualmente, tem energia elétrica, duas igrejas, mais escolas e tornou-se um povoado.
 
Trabalho realizado por Alunos da escola Ginásio de Limoeiro-PE

Postar um comentário

0 Comentários