Header Ads Widget

Ubuntu One

Ubuntu One é o nome da suíte que a Canonical usará para seus serviços online. Atualmente com o Ubuntu One é possível fazer backups, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos e vários outros serviços que a Canonical adiciona para oferecer mais opções e conforto para os usuários.

Como definiu brevemente Joshua Hoover, administrador do projeto: "O Ubuntu one é sua nuvem pessoal" (tradução livre).

Iniciando o Ubuntu One

No Karmic Koala (9.10) e versões superiores

Nessas versões o Ubuntu One já se encontra pré-instalado. Então basta clicar no menu Aplicativos Internet Ubuntu One para abri-lo. Espere alguns segundos até que o navegador (Firefox) seja aberto.

u-one_destaque2

É necessário estar conectado à internet para poder usar o Ubuntu One.

Na página que será exibida você terá que entrar com sua identificação (e-mail) e senha (password). Se você não tiver uma conta, na mesma página há um link onde você pode criar a sua. Em seguida você precisará assinar um plano então clique em Subscribe para escolher um e começar a usar o Ubuntu One.

Ataualmente existem dois planos. Um gratuito que oferece 2 GB de espaço e o pago oferecendo 50 GB. Ambos oferecem os mesmos serviços, a diferença está na capacidade de armazenamento.

No Jaunty Jackalope (9.04)

Antes de mais nada verifique se seu sistema está atualizado antes de continuar. Para verificar se há atualizações disponíveis e para instalá-las vá em Sistema Enviar novo arquivo anexado "nav_next.png" Administração Gerenciador de Atualizações. Uma vez que seu sistema estiver atualizado você pode continuar com o processo de instalação.

1. Adicione o PPA O primeiro passo é adicionar o PPA (Personal Package Archive). Isso lhe dará acesso a instalação do cliente do Ubuntu One.

Para adicionar o PPA clique aqui.

Mais informações sobre PPAs no Launchpad.

2. Instale o cliente Para instalar o cliente vá em Sistema Administração Gerenciador de Pacotes Synaptic e procure por ubuntuone-client-gnome. Ou instale usando o seguinte comando:

sudo apt-get install ubuntuone-client-gnome

Uma vez instalado você pode seguir os mesmos passos para incialização no Kamirc Koala

O Ubuntu One não funcionará plenamente no Jaunty Jackalope. Alguns recursos como a sincronização de notas só estão disponíveis no Karmic Koala. Para ter acesso a todos os recursos faça um upgrade do seu sistema para o Karmic Koala.

Em versões antigas do Ubuntu

Não há cliente nativo para versões mais antigas do Ubuntu. E não existe algum plano para que essas versões sejam suportadas. Mas é possível utilizar o cliente web com todas as suas funcionalidades.

Em outras distribuições e sistemas operacionais

Atualmente só é possível usar o cliente nativo no Ubuntu 9.04 ou superior, mas é totalmente possível criar um outro cliente - ou mesmo adaptar o atual - para outras distribuições e sistemas operacionais. Cheque as informações para desenvolvedores para mais informações.

O Ubuntu One pode ser acessado em qualquer sistema operacional que possua navegação pela internet.

Acessando o Ubuntu One

Cliente Desktop

Após iniciar o Ubuntu One pela primeira será criada uma pasta na sua Pasta pessoal chamada Ubuntu One. No desktop quase todo gerenciamento será feito por essa pasta.

Também um ícone em formato de nuvem surgirá na sua Área de notificação. Clicando com o botão direito do mouse sobre ele é possível:

  • Relatar um problema, informar sobre eventuais erros (bugs) aos desenvolvedores;

  • Abrir a pasta, abrir a pasta Ubuntu One;

  • Ir para Web, abrir o cliente web;

  • Preferências, para fazer pequenos ajustes.

  • Sair, fechar o cliente desktop.

Preferências

As preferências, que também podem ser vistas indo novamente em Aplicativos Internet Ubuntu One, do Ubuntu One permitem apenas:

  • Mostrar ícone, mude a forma como o ícone será exibido na Área de notificação.

  • Conectar ao iniciar, escolha se o Ubuntu One irá se conectar na inicialização do sistema ou se você deseja fazer isso manualmente.

  • Limitar o uso da banda, limite o quanto da conexão o Ubuntu One usará.

Cliente Web

O Ubuntu One também pode ser acessado pelo navegador de qualquer sistema operacional através do cliente web.

Para acessar o Ubuntu One pelo navegardor visite:

https://one.ubuntu.com/

Após se logar essa será a página que lhe será exibida:

Essa página é a de arquivos (Files). Nela você pode gerenciar os arquivos que estão dentro da pasta Ubuntu One. Nas outras abas você pode gerenciar Notas (Notes), Contatos (Concacts) e sua Conta (Account).

Para saber mais informações sobre como usar o cliente Web para gerenciar seus arquivos clique aqui.

O que pode ser feito com o Ubuntu One

O Ubuntu One é bastante versátil. Atualmente sua principalmente funcionalidade é a de sincronização de arquivos, notas, contatos e favoritos do Firefox. Mas ele também é bastante útil para fazer backups e compartilhar arquivos com outras pessoas de forma rápida e prática. A seguir veja como usar o Ubuntu One para diversas utilidades.

Sincronização de arquivos

Para sincronizar arquivos com o Ubuntu One basta copiá-los (ou enviá-los) para a pasta Ubuntu One que fica na sua pasta pessoal. Automaticamente os arquivos serão sincronizados com o servidor.

Para mais informações sobre sincronização de arquivos clique aqui.

Sincronização de Notas

O Ubuntu One atualmente pode sincronizar suas notas do Tomboy. O processo de sincronização é simples e pode ser visto nesse tutorial.

Sincronização de Contatos

Por padrão o Evolution no Ubuntu já vem com uma agenda pré-configurada para sincronizar com o Ubuntu One. O processo é bastante simples e não requer configurações.

Para mais informações clique aqui.

Sincronização dos Favoritos

O Ubuntu One também pode sincronizar seus favoritos do Firefox. Mas é preciso instalar o plugin Bindwood. Mias informações sobre como instalar esse plugin e como funciona a sincronização você encontra aqui.

Ubuntu One Music Store

O Ubuntu One Music Store é uma loja com opções para pesquisar e comprar sua música, e que se encontra disponível através do Rhythmbox.

http://img840.imageshack.us/i/reprodutordemsicas004.png/

Seu wiki é: https://wiki.ubuntu.com/UbuntuOne/MusicStore

Sincronização com telefone celular

O Ubuntu One Phone Sync, permite a sincronização de agenda de números de telefone celular, entre o Evolution. Na página do serviço, selecione a marca, o modelo e baixe o arquivo para instalar a sincronização do celular com o Ubuntu One.

Nessa primeira parte a proposta são os contatos, mas haverá opção para notas e calendário.

Se seu celular não funcionar com o syncml baixado no link acima, baixe em: https://www.forge.funambol.org/download/

Depois de instalar no seu celular, siga as instruções que estão na página: https://one.ubuntu.com/phones/

Depois é só ir nas opções de sincronização do telefone celular. Por exemplo, num Nokia 5800 Music Xpress, faça assim:

Menu Configurações Conectividade Transferência de dados Sincronização Opção Editar perfil

Na tela que se abrir só será preciso adicionar usuário e senha. Volte e nessa tela só marque contatos, por enquanto nada de notas nem calendário. Antes de sincronizar faça uma cópia de segurança dos seus contatos, depois é só ir em Opções e clicar em Sincronizar.

Leituras e sites recomendados

Fontes e adaptação

Créditos

Autor: Time de Documentação do Ubuntu Brasil, JulioNeto

Data: xx/xx/xxxx

Mantenedor(es): JulioNeto, RicardoJorge


http://www.youtube.com/watch?v=l5E0W2oGBPA

Postar um comentário

0 Comentários