Header Ads Widget

Municípios da II Geres discutem medidas para bloquear sarampo

Atentos aos casos de sarampo do estado da Paraíba, gestores dos 31 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde (Geres) se reúnem, hoje (18/10), às 9h, no auditório da II Geres, em Limoeiro, para definir as medidas de controle de possíveis casos da doença. Oitos dessas cidades fazem fronteira com municípios da Paraíba.

“Queremos alertar quanto à necessidade de identificar e bloquear qualquer caso suspeito na região, vacinando pessoas próximas àquele paciente”, frisa a gerente de Vigilância em Saúde da II Geres, Vaneide Barros. Nesses casos, só será vacinado quem nunca foi vacinado ou não tenha o cartão de vacina para comprovar. A reunião destacará ainda a importância da tríplice viral, usada no combate ao sarampo e disponibilizada nos postos de saúde.

A II Regional registrou uma cobertura vacinal de 101,42% até setembro de 2010. “Esse número é motivado por municípios que vacinaram acima dos 100% estimados. Mas ainda temos 12 cidades que estão abaixo dos 95%, índice mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica a gerente. A criança deve tomar uma dose da tríplice viral no primeiro ano de vida e um reforço entre os 4 e 6 anos de idade.

Cerca de 70 profissionais estarão presentes, entre coordenadores da Atenção Básica, técnicos da Vigilância Epidemiológica e coordenadores do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Fonte: Folha de Limoeiro

Postar um comentário

0 Comentários