Header Ads Widget

Lançamento de livro no Galpão das Artes com presença de Prazeres Barbosa em Limoeiro‏


Trajetória da atriz Prazeres Barbosa inspira produção de biografia
“Prazer em Conhecer” foi escrito pelo jornalista Fernandino Neto e será lançado neste mês em circuito promovido pelo SESC Pernambuco
As artes cênicas sempre ocuparam uma posição de destaque na literatura, que agora favorece o início de um novo capítulo na história da atriz caruaruense Prazeres Barbosa. Prestes a comemorar 30 anos de carreira, ela terá sua vida narrada nas páginas de um livro escrito pelo jornalista Fernandino Neto.
O ensaio biográfico, intitulado “Prazer em Conhecer: Seis décadas de Prazeres Barbosa”, é resultado de uma pesquisa que durou mais de dois anos e contém depoimentos de nove dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas de profissão, que ajudaram a reconstituir os passos marcantes da trajetória pessoal e artística da professora-atriz, hoje com projeção nacional.
O autor define a escolha de Prazeres Barbosa como personagem que ilustrou a narrativa do livro como uma oportunidade do destino. “Eu já ouvia falar em Prazeres Barbosa como sendo uma das maiores atrizes pernambucanas e me chamou a atenção o fato de ela ser minha conterrânea, estar inserida numa realidade próxima. Nunca tivemos contato antes, até que, em 2007, decidi contar um pouco de sua história numa reportagem produzida para a faculdade”, explica.
Impressionado com a trajetória de Prazeres, Fernandino percebeu que se tratava de uma história digna de registro biográfico. “Este é o meu primeiro livro e tenho o privilégio de biografar uma artista que marcou época no teatro caruaruense e ajudou a projetá-lo em outras partes do Brasil. Não se trata de uma biografia póstuma, mas de um trabalho que conta a história de vida de uma mulher que, aos 60 anos, continua produzindo como nunca e sobrevivendo de sua própria arte” ressalta.
Sobre a produção, o jornalista afirma que apesar das dificuldades enfrentadas no processo, o resultado final é bastante satisfatório. “Uma biografia não pode apenas narrar fatos isolados de uma vida, requer cautela na apuração, na forma como eles serão escritos e, acima de tudo, exige um texto bem escrito e que possa envolver o leitor do início ao fim. A pesquisa requereu algumas viagens e muitas horas de gravação. O trabalho também é respaldado por reportagens de diversos jornais do País”, afirma.
O livro já passou pelos últimos ajustes e está sendo editado pela Bagaço, de Recife. “O lançamento ocorrerá através de um circuito promovido pelo Departamento de Cultura do SESC Pernambuco, começando no dia 23, em Caruaru. Já fechamos Limoeiro (24) e Garanhuns (25). Em seguida, pretendemos ir a Arcoverde e Recife”, adianta Fernandino.
Outra novidade é a produção de um documentário feito especialmente para divulgação do livro. “Em todas as cidades onde formos, haverá exibição deste trabalho, que é, na verdade, um convite para as pessoas lerem a obra. O vídeo foi produzido e dirigido pelo jornalista Wagnner Sales e conta a trajetória de Prazeres, inclusive com cenas inéditas”, explica o jornalista.
Fernandino comemora a ideia de este ser um projeto pioneiro na cidade. “Considerando o fato de o livro haver sido produzido inicialmente como Trabalho de Conclusão do curso de Jornalismo da Favip (Faculdade do Vale do Ipojuca), é um orgulho saber que terei a oportunidade de vê-lo chegar às mãos de outras pessoas. Esta sempre foi minha intenção. Espero que o leitor tenha tanto prazer em ler o livro, quanto eu tive ao escrevê-lo”, conclui.


Agenda de Lançamento

Caruaru

Data: 23/09, às 20h
Teatro Rui Limeira Rosal (SESC)
Av. Lourival José da Silva, s/n – Petrópolis

Limoeiro

Data: 24/09, às 20h
Galpão das Artes
Avenida Severino Pinheiro, 329 – Centro

Garanhuns

Data: 25/09, às 16h
Festival de Artes Cênicas de Garanhuns
Salão de Eventos Jaime Pinho (SESC Garanhuns)
Rua Manoel Clemente, 136 – Centro


Livro

Prazer em Conhecer: Seis décadas de Prazeres Barbosa
Autor: Fernandino Neto
Editora Bagaço, 2010
280 páginas
Valor: R$ 25,00

Imprensa
Contatos com o autor - (81) 9120-1929 – E-mail: fernandino360@gmail.com
Contatos com a atriz Prazeres Barbosa - (21) 8185-4776 – E-mail: prazeresbarbosa@hotmail.com


Maiores informações :


Fábio André
PONTINHO DE CULTURA GALPÃO DAS ARTES
81 . 9684 . 0567
81 . 9739 . 6207

Postar um comentário

0 Comentários