Header Ads Widget

Atividades desempenhadas pelo GATI, em Limoeiro, chegam ao fim

Curso do GATI

Após 34 meses, o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Limoeiro, encerra suas atividades. Na última semana do mês de julho o serviço tático foi extinto, e o que chamou mais a atenção é que o ponto final foi colocado logo após a conclusão de um curso intensivo realizado em Limoeiro, que culminou com a formação de 29 policiais militares, entre eles, duas mulheres.

Nos primeiros doze meses de atividade, em Limoeiro, o GATI conseguiu uma redução de 50% nos homicídios, ultrapassando a meta estabelecida no Pacto Pela Vida, que prevê a redução anual em 12%. O número de assaltos também diminuiu consideravelmente, seguido pelo aumento de apreensões de drogas e armas de fogo.

Segundo dados estatísticos da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em 2007, até o mês de setembro, data em que o grupamento iniciou as atividades, 40 homicídios haviam sido registrados em Limoeiro. No mesmo período de 2008, houve uma redução para 21 assassinatos.

Outros números positivos que comprovam a redução da criminalidade tendo o GATI em ação podem ser vistos no corrente ano. Nos primeiros seis de 2010, apenas 05 homicídios foram registrados, ou seja, menos de uma morte por mês.

Essa queda chama ainda mais atenção se comparada ao ano de 2007, entre os meses de janeiro e junho, quando ainda não havia sido implantado o serviço em Limoeiro, e o número de mortes chegou assustadoramente a 22.
Texto: Alfredo Neto do Blog do Agreste

Postar um comentário

0 Comentários