Header Ads Widget

Maravilhosa Solidão – O Lado Bom de Estar só!


Vocês, amantes das multidões, possuidores de muitas amizades, cultivadores dos muitos amigos, o que têm a dizer a respeito da solidão? A tão temida solidão? Deveriam prová-la um pouco. É uma das coisas mais maravilhosas que pode haver, não há nada, entre os homens, mais verdadeiro do que a solidão. O grande problema das pessoas – talvez por procurarem subterfúgios para a realidade – é que tentam mesclar a solidão com fabulas mentais entorpecentes, tais como “o amigo crucificado que nunca falta”, dentre outras, ao invés de viverem-na intensamente (surgimento da depressão). E por se sentirem vazios, sentem-se mal, e chamam a esse “mal sentir” de solidão quando na verdade, é apenas uma frustração por tentarem encher- se de algo que não existe, uma tentativa de fugir dos fatos, de criar uma falsa realidade.
A solidão é verdadeira! Quando ela fala que estás só, ela não está mentindo, olha ao teu redor, vês alguém? Estás só, essa é a verdade. Conheço muitos que se frustraram com amizades muitas das vezes tidas como eternas, e com a solidão, já ouvistes dizer que alguém que a reconhece e aprende a viver com ela, tenha se frustrado ou se enganado a seu respeito? A solidão, quando vivida intensamente, é a coisa mais verdadeira e a que mais produz verdade; em contrapartida, a amizade é geradora de mentira, mesmo quando vivida intensamente, sendo, portanto, a mentira, indispensável para o seu mantimento. Quem nunca mentiu para manter uma amizade? Até sorrir para um amigo estando triste já é uma mentira.
As multidões são nocivas, não se observa ninguém em meio à multidão, apenas se mira rapidamente alguém. Os grandes aglomerados não nos deixa contemplar a essência dos movimentos, dos sentimentos nos rostos, tudo passa rápido demais, não dá para se ponderar sobre nada em meio à rapidez das massas. Os muitos amigos são engodo para o coração, prefiro os poucos e solitários, prefiro os que como eu, amam se esconder no silêncio da meia noite. Como seria possível ouvir o canto do pássaro das solitárias montanhas em meio à selva de pedra das badaladas amizades?
A silenciosa e solitária “auto-observação do homem” é sublime! A sensação de estar tomando vôo é espetacular, um vôo rumo à descoberta do homem em si, do homem de carne, do ser que vive. Todos os movimentos parecem mais lentos e fáceis de serem percebidos, todos os sons são ouvidos, tudo passa pelos olhos e fica gravado na mente, a vida é vivida em sua mais verdadeira forma quando se está só, a forma em que o homem que vive é capaz de contemplar o homem que está a viver. O vento gélido das montanhas existenciais refresca a alma do verdadeiro solitário, um frescor tal que, diferente do que muitos imaginam, os faz amar a vida cada vez mais, porque agora a conhecem melhor, pois já a observaram e continuam a observá-la das mais solitárias e frescas alturas, as alturas em que as multidões não sobem, é prejudicial aos seus ouvidos a pressão das “altas realidades”.
Vocês, solitários, parem de querer fugir da realidade, parem com esses sonhos inexistentes e “afundem-se” na solidão, não se conformem com o “fundo do poço existencial” e cavem mais um pouco, descobrirão não se tratar de um poço e sim de um monte. Alegrem-se com essa maravilhosa solidão, sintam o prazer revigorante do profundo silêncio. Vocês, depressivos, desses que culpam a falta de amizade por sua depressão, não é a solidão que os faz ser assim e sim o “não aceita-la”, vocês não são solitários, são frustrados por não aceitarem ser só, quando descobrires o lado bom de estar sozinho, verás como é maravilhoso o encontro consigo mesmo.
Queres amigos? Queiras poucos e acima de tudo, prefira os solitários, são esses os mais verdadeiros, e quando não os tiveres mais, alegra-te em saber que ainda tens e sempre terás a ti mesmo.

Texto: Jônatas Félix da Silva do Diálogo Aberto.

Postar um comentário

1 Comentários

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.