Header Ads Widget

AMICRO Limoeiro realizou neste dia 01 de Fevereiro a Palestra Saia da Informalidade- Seja um Empreendedor Individual


Palestra Ministrada por Gleidsom, da Femicro/ Comicro e orientada pelo vice-presidente da Amicro (Erivaldo) e o Presidente (Roberto).
Para os leitores e micro empresários ou simplesmente Empreendedor Individual esta matéria irá relatar como foi a Palestra realizada pela Amicro-Limoeiro.
Quem vos escreve é Marcio Wanderley, e relatarei alguns tópicos debatidos na palestra Saia da Informalidade- Seja um Empreendedor Individual.
A principio a palestra levou aos ouvintes a ideia do que é ser um Empreendedor Individual e quais vantagens de se ter e ser formalmente legalizado.
Na palestra foi citada a Lei do Empreendedor Individual e a Lei Complementar Nº. 128 de 19 de Dezembro de 2009. Segundo Pesquisa do SEBRAE, cerca de 65% dos entrevistados disseram ser melhor a formalidade e cerca de 75% não tem medo de ser formal. Pode se enquadrar como Empreendedor Individual pessoas que tem uma renda mensal media de 3mil/mês. Temos neste caso Açougueiros, Ambulantes, Barraqueiros, Marceneiros, entre outros. Não se enquadram no perfil os Conselhos de Medicina (CRM) e Advocacia (OAB). Quem não pode fazer? Quem faz parte da Área de Construção Civil, Serviços de Consultorias, entre outros.

Vamos dar agora uma pequena Pauta sobre os Benefícios de se abrir uma empresa legalizada. Ao se registrar, o custo para o Micro Empreendedor é mínimo, garantia de CNPJ e os benefícios do Governo. É garantido o direito a conta bancaria, cartão e cheques empresariais, sem falar no financiamento dos bancos e o fato de poder vender para o governo mediante legalização. É bom frisar sempre que para se montar qualquer negocio tem que antes procurar a prefeitura. Para quem necessitar de informação pode ligar para o SEBRAE (08006165523) ou para a Previdência Social (135). Para quem não está bem informado a primeira coisa a ser feita é consultar um escritório de contabilidade para receber orientação de registro e consulta. (Os serviços de contabilidade são pagos e deverá ficar a cargo do contratante o pagamento).
Para fazer o cadastramento via site, basta entrar no endereço eletrônico e obter mais informações http://www.portaldoempreendedor.gov.br
Também tem alguns sites que podem ajudar os Micros Empreendedores a obterem melhores resultados:

(FEMICRO) http://www.femicro-pe.org.br/

(COMICRO) http://www.comicro.org.br/

(SEBRAE) http://www.sebrae.com.br/paginaInicial


Este cadastro não dura mais que 30 minutos e pode ser feito em casa ou em qualquer lan-house. Para que todo o processo seja concluído será necessário levar toda documentação à junta comercial, isso depois de consultar a prefeitura é claro! O cadastro poderá ser feito a partir do dia 08 de fevereiro, pois o sistema se encontra fora do ar. Para fazer a migração de Micro empresa para Micro Empreendedor só no mês de janeiro, que neste caso será em 2011. As taxas para os Micros Empreendedores são baixas e os financiamentos os melhores. Veja a tabela abaixo.
INSS R$: 56,10 /11% do salário mínimo.
ICMS R$: 1,00 Comercio/indústria.
ISENÇÃO DOS DEMAIS IMPOSTOS.
O carnê deve ser pago até o dia 20 de cada, podendo ser pago em qualquer agencia ou correspondente bancário e loterias. Não é exigida contabilidade, só nos casos em que haja funcionários. Deve se guardar as notas de vendas e as notas fiscais. Para emissão de notas fiscais é necessário ter uma renda anual de pelo menos 36 mil reais. As notas são impressas em seu próprio computador e vem em duas versões: a simples, que vem sem registro e uma para pessoa jurídica. Muitos se perguntam: Qual a vantagem que o governo irá ter com isso? A resposta é simples! Com o aumento de pessoas pagando o INSS o governo consegue arrecadar mais. O custo total para o Empreendedor com um funcionário é de: 8% para o FGTS e 3% para a Previdência. Serão recolhidos 11% do Salário , hora extra e férias. Também estão concedidos os direitos do Salário Maternidade (Com 10 carnês pagos), Auxilio Doença (com 12 carnês pagos), Aposentadoria por invalidez (12 carnês pagos) e Aposentadoria por idade (180 carnês pagos ou 15 anos de contribuição). Para família: Pensão por morte (1carnê pago) e o Auxilio reclusão (caso o segurado seja preso). Pode se aposentar com mais de um salário, bastando que para isso pague-se um carne como combinado e outros para complementação. Exemplo: Você paga 11% do salário e mais um carnê extra para ter direito a duas aposentadorias, se for o caso de três paga-se um carne mais dois extras. Os valores arrecadados não podem ultrapassar a margem de 36.000.00 a 43.200.00 e para participar pode ser tanto optante do SIMPLES NACIONAL como da MICROEMPRESA. Para que as empresas cresçam é necessário o Associativismo que gera o poder da associação entre micro empreendedores, pois um só não faz nada, mas todos juntos faremos muito.

Postar um comentário

0 Comentários