Header Ads Widget

Vettel vence em Abu Dhabi e bate Barrichello na briga pelo vice


Vettel vence em Abu Dhabi e beija o troféu no pódioSebastian Vettel nem precisava de tanta sorte na última prova da temporada, mas ela apareceu no circuito de Yas Marina. O alemão venceu o GP dos Emirados Árabes depois que a McLaren de Lewis Hamilton apresentou problemas no freio - o inglês liderava e teve de abandonar a prova. Com o resultado, ele levou a melhor sobre Rubens Barrichello na disputa pelo vice-campeonato da temporada - o piloto brasileiro chegou em quarto. O pódio foi completado pelo australiano Mark Webber, companheiro de Vettel na RBR, e pelo inglês Jenson Button, campeão mundial da temporada desde o GP do Brasil. Com isso, ele terminou o ano com 84 pontos contra 77 de Rubinho.
Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou na quinta posição da corrida, seguido por Kamui Kobayashi, da Toyota, que impressionou novamente. O japonês fez uma brilhante ultrapassagem sobre Jenson Button após o primeiro pit stop do inglês na corrida e segurou um carro mais pesado durante a maior parte da prova, já que estava com uma estratégia de uma parada apenas. Jarno Trulli, companheiro do japonês, foi o sétimo e Sebastien Buemi, da STR, completou a zona de pontuação do GP dos Emirados Árabes em oitavo.
A próxima temporada da Fórmula 1 começará no dia 14 de março de 2010, com o GP do Bahrein, disputado no circuito construído no deserto de Sakhir. Com quatro novas equipes, os 26 pilotos disputarão 19 corridas e, após um ano, o GP do Brasil volta a ser a prova de encerramento, no dia 14 de novembro, em Interlagos.Vettel se aproveita de problema no freio de Hamilton.
Hamilton mantém a ponta na largada em Abu DhabiNa largada, ainda no fim da tarde, Lewis Hamilton, que saía na pole position, se aproveitou do Kers de seu McLaren e manteve a primeira posição com folga, seguido por Sebastian Vettel, que largou na segunda posição. O alemão da RBR ainda tentou pressionar o inglês na primeira volta, mas não conseguiu a ultrapassagem. Mark Webber e Rubens Barrichello dividiram a primeira curva, quando o brasileiro tentava ganhar a terceira posição do australiano. O piloto da Brawn saiu no prejuízo, já que a roda traseira esquerda do rival da RBR tocou em sua asa dianteira, que perdeu elementos aerodinâmicos no lado direito. O brasileiro conseguiu acompanhar o ritmo de Webber na primeira volta, mas começou a perder desempenho. O brasileiro não conseguia andar bem e acabou superado na segunda volta por Jenson Button, seu companheiro de equipe e campeão mundial por antecipação. O inglês abriu cerca de dois segundos de vantagem e o brasileiro começou a ser pressionado por Robert Kubica, da BMW Sauber, que buscava a quinta posição na corrida. Após duas voltas ruins, ele recuperou o ritmo e voltou a andar mais rápido que Button. A noite começava a chegar em Abu Dhabi e Hamilton abria uma boa vantagem sobre Vettel e Webber, já pensando em seu primeiro pit stop, que seria realizado antes dos rivais da RBR. Só que, a partir da oitava volta, o alemão começou a andar no ritmo do inglês, que começava a sofrer com uma falha em seu freio traseiro direito. Quatro passagens depois, na 12ª, o inglês travou as rodas e saiu da pista, perdendo oito décimos. Rubens Barrichello fez seu primeiro pit stop na 17ª volta, ao mesmo tempo que Robert Kubica, que lutava pela quinta posição com o brasileiro. O piloto da Brawn ficou nove segundos parado e voltou logo à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, que tentava a ultrapassagem com o uso do Kers da equipe italiana, mas sem sucesso. Com isso, o brasileiro se manteve à frente do finlandês e do polonês.
Após abandono de Hamilton, Vettel andou sozinhoNa 18ª, Lewis Hamilton fez seu primeiro pit stop, ao mesmo tempo que Jenson Button. O inglês da McLaren voltou próximo das RBRs, mas já era claro que Sebastian Vettel ganharia a posição do inglês. Enquanto isso, o atual campeão do mundo sofria mais atrás com a pressão do japonês Kamui Kobayashi. O piloto da Toyota fez uma brilhante ultrapassagem no fim da maior reta do circuito de Abu Dhabi, dando um "xis" em Button.
Após uma pequena confusão, com Jaime Alguersuari entrando na posição errada e quasse atrapalhando a parada de Vettel, o alemão ganhou a posição de Hamilton após seu pit stop na 20ª volta, quando retornou à pista. O inglês tentava se manter na corrida mesmo com o grave problema no freio, mas a McLaren ordenou que ele retornasse aos boxes na passagem seguinte, já que a falha causou uma grande vibração na parte traseira de seu carro.
Alguersuari, que reclamava pelo rádio de problemas no câmbio, abandonou a corrida duas voltas depois, quando seu carro simplesmente parou no meio da pista. Mais na frente, Kobayashi fazia mais uma corrida impressionante, com um bom ritmo na quarta posição. O japonês tinha uma tática diferente dos rivais e tentaria fazer apenas uma parada, na 31ª volta. Ele encheu o tanque e voltou mais atrás, mas poderia levar vantagem mais para o fim da prova.
A segunda janela de pit stops começou na 39ª volta, com a parada de Nico Rosberg, da Williams. Na volta seguinte foi a vez de Robert Kubica, da BMW Sauber, que retornou à pista na nona posição. Na 42ª, Barrichello e Heidfeld fizeram seus últimos pit stops e voltaram na quinta e sexta posições, respectivamente.
Kubica tentou ultrapassar Buemi na 43ª volta, quando os dois dividiram a curva no fim da maior reta do circuito. O polonês levou a pior e acabou rodando na pista. Ele perdeu uma posição para o alemão Nico Rosberg, da Williams. Ao mesmo tempo, Jarno Trulli e Jenson Button faziam seus últimos pit stops do ano. O atual campeão mundial voltou na terceira posição da prova, atrás somente de Vettel e Webber, da RBR.
Nas últimas dez voltas da prova, duas brigas atraíram a atenção. Jenson Button tirava a vantagem de Mark Webber e tentava brigar pela segunda posição, mas sem sucesso. Na quarta posição, Rubens Barrichello sofria com a pressão de Nick Heidfeld e Kamui Kobayashi. Mas os rivais não conseguiram reduzir a vantagem do brasileiro, que manteve a posição. Em primeiro, Sebastian Vettel corria confortavelmente, com mais de 16 segundos de frente.
Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários