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Vettel vence o GP do Japão de Fórmula 1


Button marcou apenas 1 ponto a menos que Rubens em Suzuka

Vettel comemora a vitória no Japão (foto: www.sutton-images.com)

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, teve um fim de semana perfeito em Suzuka, onde foi realizado o GP do Japão, antepenúltima etapa da temporada 2009 da Fórmula 1. Depois de largar na pole, não perdeu a 1ª colocação durante toda a corrida e cruzou na frente.

O italiano Jarno Trulli conquistou uma ótima 2ª posição para a Toyota, na casa da escuderia japonesa. Lewis Hamilton, da McLaren, teve de se contentar com o último lugar do pódio, cruzando a linha de chegada em 3°. Kimi Räikkönen, da Ferrari, foi o 4°, seguido por Nico Rosberg, da Williams, e Nick Heidfeld, da BMW Sauber, o 5° e o 6°, respectivamente.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, não conseguiu um bom ritmo no segundo trecho de sua corrida e marcou apenas 2 pontos, com a 7ª posição, uma à frente de seu companheiro de equipe Jenson Button, que ainda garimpou 1 ponto. Com tal resultado, a briga pelo título, apesar de ter o inglês com grande vantagem, ainda conta com três competidores.

A CORRIDA

Na largada, Vettel manteve a liderança, enquanto Hamilton superou Trulli e assumiu o 2° posto. Barrichello até tentou ultrapassar Räikkönen na primeira curva, mas preferiu ser cauteloso e manter a 6ª posição. Button perdeu uma posição e ficou em 11°. Ainda no início, conseguiu se recuperar, ultrapassou Kubica e passou a ser o 10°.

O brasileiro da Brawn GP tentou pressionar o finlandês da Ferrari para ganhar a 5ª posição ao longo das duas primeiras voltas, mas em seguida perdeu o contato próximo que tinha do campeão de 2007.

Em menos de três voltas realizadas, Mark Webber, que largou dos boxes, na última colocação, já havia feito duas paradas. A primeira, para colocar pneus mais duros e a segunda para corrigir alguma falha no suporta da cabeça do piloto. Na 5ª passagem, uma nova entrada no pit.

Na 13ª volta, Sutil tentou ultrapassar Kövalainen na chicane. O finlandês não aceitou a ultrapassagem e os dois se tocaram. Bom para Button, que superou os dois e passou a rodar na zona de pontuação, a apenas duas posições de Barrichello.

Hamilton fez sua primeira parada na 15ª passagem, sendo o primeiro dos ponteiros a entrar para o pit stop. Sutil também entrou na mesma volta, uma após o toque com Kövalainen. No giro de número 16, foi a vez de Trulli entrar nos boxes.

Na 17ª volta, Button fez seu primeiro pit stop, colocando pneus mais duros. No giro seguinte, foi a vez de o líder Vettel realizar sua parada, perdendo um pouco de tempo para não bater com um rival na saída. Heidfeld, Räikkönen e Barrichello também entraram no mesmo momento para suas trocas de pneus e reabastecimento.

Com 20 voltas, o quadro da corrida mudou, já que alguns pilotos largaram com mais combustível, como Rosberg, que se encontrava em 2°, pressionando o líder. Hamilton estava em 3°, seguido por Trulli, Heidfeld e Kövalainen. Kubica e Räikkönen completavam a zona de pontuação.

Rosberg entrou para sua primeira parada na 22ª volta. Alguersuari também realizou seu pit stop nesse momento, após tentar pressionar Barrichello pela 9ª colocação da prova. Kövalainen foi aos boxes duas voltas depois, quando ocupava a 5ª posição. Kubica, por fim, entrou na 26ª volta.

Quando Alonso fez seu pit stop, na 30ª passagem, todos já haviam entrado nos boxes. Os oito primeiros eram Vettel, Hamilton, Trulli, Heidfeld, Räikkönen, Barrichello, Rosberg e Button.

Depois de uma sequência de voltas incríveis (inclusive com a melhor volta, até então, na 33ª passagem), Räikkönen entrou no giro de número 35 para realizar sua segunda parada, sendo o primeiro piloto a iniciar seu último trecho. Na 36ª, foi a vez de Heidfeld, que estava em 4°.

Hamilton entrou no 37° giro para seu segundo pit stop, quando estava na 2ª colocação. Nesse momento da prova, se viu uma bela disputa interna da BMW Sauber pela 8ª colocação, com Kubica forçando para cima de Heidfeld, que defendia bravamente sua posição.

Trulli fez sua segunda parada na 39ª passagem, conseguindo retornar na frente de Hamilton, para a vibração da torcida japonesa. Kövalainen, Fisichella e Sutil também fizeram seus pit stops. Na volta seguinte, foi a vez de Vettel, que conseguiu o tempo suficiente em sua parada para voltar na frente de seus rivais.

Button parou na volta de número 40 e retornou à pista com muita velocidade. Barrichello entrou na passagem seguinte e conseguiu ficar à frente do companheiro de equipe da Brawn GP, mas seguido de perto.

Na 45ª volta, Alguersuari perdeu o controle de seu Toro Rosso em uma curva de altíssima velocidade e bateu com violência na barreira de proteção, ficando atravessado no meio da pista, obrigando a entrada do Safety Car. Felizmente, o jovem piloto saiu bem do acidente, mas ficou com tonturas momentos depois e, por precaução, foi levado ao Centro Médico de ambulância.

A relargada só foi autorizada na 49ª volta, quando restavam apenas quatro passagens para o término da corrida. Vettel conseguiu disparar na frente, com as posições seguintes sendo mantidas, apesar de várias tentativas de ultrapassagem.

Sem dificuldades, Vettel cruzou na frente e recebeu a bandeirada em 1°, seguido por Trulli e Hamilton. Kubica pressionou Button até os últimos instantes, mas o inglês ficou mesmo na zona de pontuação, apenas uma posição atrás de Barrichello.

Confira o resultado final do GP do Japão:

1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1h28min20s443
2. Jarno Trulli (Toyota) + 4s877
3. Lewis Hamilton (McLaren) + 6s472
4. Kimi Räikkönen (Ferrari) + 7s940
5. Nico Rosberg (Williams) + 8s793
6. Nick Heidfeld (BMW Sauber) + 9s509
7. Rubens Barrichello (Brawn GP) + 10s641
8. Jenson Button (Brawn GP) + 11s474
9. Robert Kubica (BMW Sauber) + 11s777
10. Fernando Alonso (Renault) + 13s065
11. Heikki Kövalainen (McLaren) + 13s735
12. Giancarlo Fisichella (Ferrari) + 14s596
13. Adrian Sutil (Force India) + 14s959
14. Vitantonio Liuzzi (Force India) + 15s734
15. Kazuki Nakajima (Williams) + 17s973
16. Romain Grosjean (Renault) + 1 volta
17. Mark Webber (Red Bull) + 2 voltas

Não completaram:

Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
Sébastien Buemi (Toro Rosso)
Timo Glock (Toyota)*

Volta mais rápida: Webber, com 1min32s569

*Não competiu após lesão na classificação

Rafael Munhoz

Imagens www.sutton-images.com

Fonte: Racing Terra

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