Header Ads Widget

Galpão das Artes em Limoeiro agora é Pontinho de Cultura pelo Ministério da Cultura


O Prêmio Ludicidade é concedido exclusivamente para as entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuem na(s) área(s) sócio-cultural-artístico-educacionais, no segmento da Criança e Adolescente ou que estejam envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições com o objetivo de promover uma política nacional de preservação da Cultura da Infância e da Adolescência.

Prêmio Ludicidade / Pontinhos de Cultura, a ser desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do (SPPC/MinC) que tem a frente o Secretário Célio Roberto Turino.

O objetivo é premiar e também mapear entidades sem fins lucrativos e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que desenvolvam atividades sócio-cultural-artístico-educacionais que assegurem os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e que desenvolvam atividades relacionadas com os saberes e fazeres da Cultura da Infância.

Esta iniciativa insere-se na Ação Ludicidade/Espaços do Brincar que tem como finalidade promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, sensibilizado e capacitando profissionais de instituições públicas governamentais para implantação e/ou continuidade de ações lúdicas em espaços denominados ‘Pontinhos de Cultura’.

O número total de premiações foi distribuído regionalmente, obedecendo a proporcionalidade da demanda habilitada. Portanto, a partir de agora o Galpão das Artes ganha nova denominação por conta do prêmio e se chamará CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO ARTES – PONTINHO DE CULTURA . Fábio André, coordenador há dez da instituição, comenta o seguinte: tornar o Galpão em Pontinho de Cultura é torná-lo mais dinâmico ainda na área de arte educação. Trabalho este inaugurado há alguns atrás pelos atores e arte educadores também Charlon Cabral ( dirigiu GALHOFEIROS EM BRINQUEDOS DE TERREIRO, HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS e atualmente em fase de ensaio O PEQUENO PRINCÍPE ) e Jadenilson Gomes ( Cantarim e Cantará, Bailarina de Cristal, Andar... sem parar... de transformar ) Sendo importante realçar que os respectivos arte educadores implantaram com parceria com a agência bancária BANDEPE, hoje REAL , oficina na área de ludicidade com público de baixa renda e frequência escolar assídua e pontual com a Escola Municipal Otaviano Duarte, conclui Fábio André. Já Charlon Cabral, que também é encenador implantou a oficina denominada UM OLHAR LÚDICO SOBRE O QUINTAL, este projeto sim foi aberto para todas as crianças do município e com resultados surpreendentes.

A análise das propostas recebidas foi realizada por uma Comissão de Avaliação composta por representantes das Secretarias e das Representações Regionais do Ministério da Cultura, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR), do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de quatro personalidades de notável experiência.

Dentre os critérios para a seleção foram analisados: experiência inovadora e investimento da entidade no seguimento de Cultura da Infância de sua região e no projeto cultural, artístico e educativo proposto; currículo do proponente; qualidade e originalidade do projeto apresentado; e interação e integração com instituições que promovam pesquisas na área.






MAIORES INFORMAÇÕES:


Fábio André de Andrade Silva


81 9684 . 0567


81 3628 . 0694

Postar um comentário

0 Comentários