Header Ads Widget

Vai chegar, chegou: Windows 7 RC já pode ser baixado

Quem quiser experimentar as novidades do Windows 7 —sistema operacional da Microsoft que substituirá o Vista— já pode correr para o site da empresa (ou pelo UOL mesmo) e baixar a nova versão de testes do programa gratuitamente.

Hoje pela manhã, a Microsoft liberou os downloads e já deixou avisado que a versão de testes do Windows 7 poderá ser usada até junho de 2010 de graça e sem problemas. Depois desses 13 meses a licença de testes expira e caso o usuário quiser continuar usando o programa terá que comprá-lo (ou, caso contrário, formatar sua HD).

Em janeiro, quando sua primeira versão beta chegou oficialmente a público, o grande interesse pelos downloads chegou a congestionar os servidores da Microsoft por algumas horas. A nova versão não traz muitas novidades visíveis ao usuário final, se concentrando principalmente na correção de bugs, estabilidade e velocidade.

Baixe o Windows 7 RC pelo link do UOL

UOL Tecnologia testou o Windows 7 Beta por seis dias; veja teste

Veja imagens do novo Windows

Por que 7

De acordo com a Microsoft, o número 7 foi escolhido para designar a nova versão por essa se tratar da sétima versão do kernel de seu sistema operacional (um tipo de programa responsável por fazer todo controle essencial do computador).

Há anos que o Windows não era batizado de acordo com os números de suas versões, preferindo títulos que indicavam o ano de seu lançamento (95, 98, 2000 e, vá lá, o Millenium Edition) ou opções insípidas como XP e Vista.

Entre nomes e detalhes de programação, a maior diferença para um usuário comum é a superbar, a nova barra que substitui a antiga barra do menu iniciar, agrupando ícones e janelas.

O que fazer para testar

Ainda que esteja num estado avançado de desenvolvimento, é bom não esquecer que o Windows 7 RC ainda é uma versão de testes, e que por isso ainda está sujeita a pequenos erros e bugs que não se esperam numa versão final. Então, é bom que os aventureiros de plantão fiquem atentos às seguintes dicas:

Para ser instalado, o 7 pede a formatação ou o particionamento de seu disco. Faça backup de todos seus dados antes de instalar o novo sistema, já que o risco de perdê-los pode ser grande.

Baixe uma chave para o produto. Depois de instalado, o Windows 7 RC poderá ser usado até por 30 dias sem ser ativado, mas a Microsoft está distribuindo chaves de ativação gratuitamente em seu site.

Acesse o site da Microsoft para pegar sua chave de ativação do Windows 7 RC

Cuidado com a data: depois de junho de 2010, as licenças do Windows 7 RC vão expirar. Antes disso, a partir de 1º de março, sua máquina começará a se desligar automaticamente a cada duas horas.

Escrito por João Brunelli Moreno às 11h17

Postar um comentário

0 Comentários