Header Ads Widget

Jenson Button mais uma vez

Button tem 14 pontos de vantagem sobre Barrichello (Crédito: EFE)

Button tem 14 pontos de vantagem sobre Barrichello (Crédito: EFE)

Jenson Button conquista sua quarta vitória na temporada

Inglês muda tática e supera Rubens Barrichello mais uma vez. Reabastecimento falha, mas Feipe Massa consegue primeiros pontos no ano

LANCEPRESS!

Com uma mudança estratégica inteligente e uma pilotagem precisa, o inglês Jenson Button conquistou neste domingo, no GP da Espanha, sua quarta vitória na temporada da Fórmula 1. Button partiu para a corrida com uma estratégia de três pit stops, tal como Rubens Barrichello, mas, após perder a ponta para o brasileiro na largada, alterou a tática para dois reabastecimentos e, com um ritmo excepcional, levou de novo a melhor no duelo interno da equipe Brawn. Com o resultado, o inglês chegou a 41 pontos na liderança do Mundial, contra 27 de Barrichello , segundo colocado na prova.

O pódio foi completado por Mark Webber (Red Bull), que fez uma ótima corrida e quase superou Barrichello no final. A quarta posição ficou com Sebastian Vettel, com o outro carro da Red Bull, e Fernando Alonso, da Renault, foi o quinto. Felipe Massa somou seus primeiros três pontos no ano, em sexto, mas foi vítima de mais um problema: a máquina de reabastecimento pôs menos gasolina do que o previsto no último pit stop e obrigou o brasileiro, que estava em quarto, a reduzir drasticamente o ritmo para chegar ao fim. Nick Heidfeld (BMW) chegou em sétimo e Nico Rosberg (Williams) foi o oitavo, completando a zona de pontuação. O outro brasileiro na categoria, Nelsinho Piquet, levou seu Renault ao 12º lugar.

A próxima corrida do Mundial será disputada daqui a duas semanas, em Mônaco.

A CORRIDA

Barrichello fez uma excelente largada e tomou a ponta, seguido por Button e Massa, que, mesmo espremido por Vettel, ganhou uma posição. Mais atrás, uma grande confusão. Na segunda curva, Alonso fechou Rosberg, que tocou em Jarno Trulli e provocou um acidente com mais três carros, os dois da Toro Rosso (Sebastien Bourdais e Sebastien Buemi) e o Force India de Adrian Sutil . Com vários destroços espalhados pela pista, a direção de prova mandou o safety car à pista.

Após a relargada, Barrichello e Button imprimiram um forte ritmo nas primeiras voltas e foram acompanhados por Massa e Vettel a uma distância de cinco segundos. O inglês foi o primeiro a parar e a Brawn, aproveitando o fato de o safety car ter entrado, alterou a estratégia. Barrichello manteve a ponta após seu reabastecimento e passou a abrir uma média de oito décimos por volta, para compensar o pit stop extra.

Entretanto, a tática de Button acabou sendo muito eficiente porque o inglês foi competente ao perder o mínimo tempo possível até a segunda parada de Barrichello. Depois, Button, com o carro mais leve, ainda ganhou alguns segundos do brasileiro antes de seu segundo pit stop. Já Barrichello não conseguiu mais um ritmo forte e ainda passou a ser ameaçado por Webber, que fez uma corrida quase sem ser notado e cresceu muito no final.

Enquanto isso, Massa passou a viver um drama nas voltas finais. Ele não tinha combustível suficiente para chegar ao fim caso mantivesse o forte ritmo de toda a corrida e, a três voltas do final, acabou ultrapassado por Vettel. Felipe passou a se arrastar na pista e perdeu ainda o quinto lugar para Alonso na última volta. O brasileiro cruzou em sexto e se igualou na pontuação ao companheiro Kimi Raikkonen, que parou com problemas mecânicos.

Se a Ferrari mostrou que, mesmo com a melhora do modelo F60, ainda está devendo muito, a Brawn, com mais uma prova dominante, chegou a 68 pontos no Mundial, 29,5 a mais do que a vice-líder Red Bull. Aparentemente a briga pelo título ficará mesmo entre Button e Barrichello, com o inglês despontando cada vez mais como superfavorito.


VEJA COMO TERMINOU O GP DA ESPANHA
RESULTADO FINAL
1º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 66 voltas
2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 13s0
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 13s9
4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 18s9
5º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 43s1
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 50s8
7º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 52s3
8º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 1m05s2
9º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a uma volta
10º - Timo Glock (ALE) Toyota - a uma volta
11º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a uma volta
12º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a uma volta4
13º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a uma volta
14º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - a uma volta
ABANDONOS
Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 49 voltas (mecânico)
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 59 voltas (mecânico)
Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 66 voltas (acidente)
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 66 voltas (acidente)
Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 66 voltas (acidente)
Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 66 voltas (acidente)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - 1m22s762, na 28ª

Fonte: br.msn

Postar um comentário

0 Comentários