Header Ads Widget

Vettel domina, vence e Red Bull faz dobradinha; Ferrari amplia calvário

AFP
AFP
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Pole e vitória. O alemão Sebastian Vettel repetiu o brilho visto no GP da Itália-2008 e venceu neste domingo o GP da China de Fórmula 1, dando assim o primeiro triunfo na história da Red Bull. Vettel já havia traçado o mesmo enredo em Monza, quando era piloto da Toro Rosso no ano passado e, assim como na Itália, a prova em Xangai foi realizada o tempo todo debaixo d'agua.

RED BULL FAZ DOBRADINHA
EFE
Prova começa com safety car devido à chuva no circuito de Xangai neste domingo
AFP
Vettel domina prova para dar primeiro triunfo à Red Bull na história da F-1
VEJA FOTOS DA CORRIDA
MASSA ABANDONA E VÊ PIOR FASE
CONFIRA O RESULTADO DO GP
SAIBA COMO FICOU O MUNDIAL
Com 21 anos, o piloto nascido em Heppenheim festeja o seu segundo triunfo na categoria. Para a Red Bull, a festa foi ainda maior, pois o australiano Mark Webber terminou na segunda posição e a equipe celebrou não só a primeira vitória na F-1, como também a primeira dobradinha.

Vencedor dos dois GPs iniciais, o inglês Jenson Button foi o terceiro colocado, mas manteve com folga a liderança do Mundial. Ele chega a 21 pontos, seis a mais que Rubens Barrichello, que foi o quarto em Xangai.

A prova chinesa também marcou o fim da hegemonia da Brawn GP, que dominou as duas primeiras provas, ironicamente para uma equipe que não conta com o difusor traseiro com frestas, que facilita a maior passagem de ar e beneficiaria a Brawn GP.

Se a escuderia inglesa viu o domínio acabar em 2009, outro time celebrou a recuperação. A McLaren levou seus dois pilotos à zona de pontuação com o finlandês Heikki Kovalainen na quinta posição, logo à frente do inglês Lewis Hamilton.

Já a Ferrari segue em seu calvário. A equipe de Maranello ficou fora novamente dos pontos e amarga o seu pior início desde 1981, quando também ficou os três primeiros GPs sem pontos. Na China, Kimi Räikkönen foi o 10º colocado e Felipe Massa abandonou com problemas elétricos. Esta também é a primeira vez que o brasileiro fica três provas sem pontuar desde que chegou à Ferrari em 2006.

O brasileiro Nelsinho Piquet também deixará Xangai com poucas razões para lembrar da prova, pois foi 16º e último lugar entre os pilotos que completaram as 56 voltas. Os carros da Fórmula 1 voltam à pista já no próximo domingo, quando disputam o GP do Bahrein.

A corrida
A meteorologia previa grande possibilidade de chuva em Xangai e acertou. Com o tempo ruim e a pouca visibilidade na pista, o GP iniciou com o safety car na pista, mas a medida não evitou que Massa e Adrian Sutil rodassem. Nico Rosberg e Fernando Alonso aproveitaram para realizar suas paradas nos boxes, e o carro de segurança só deixou a pista na oitava volta.

Sem problemas, Vettel manteve a liderança e tinha ainda a "proteção" de Webber, que assumiu o segundo lugar com a parada de Alonso. No pelotão intermediário quem brilhava era Hamilton. O atual campeão superou Kimi Räikkönen e Jarno Trulli, assumiu o quinto lugar já na 11ª volta, mas em seguida ele rodou e perdeu cinco postos.

Massa e Buemi também vinham bem na pista. O brasileiro, que saiu em 12º, já era terceiro na 18ª volta, quando Robert Kubica acertou a traseira de Jarno Trulli e forçou a entrada novamente do safety car, devido aos detritos deixados pelo piloto da Toyota, que teve de abandonar o GP. Duas voltas depois, Massa viu ruir a boa prova, pois teve problemas elétricos e deixou cabisbaixo o carro.

ANÁLISES DOS ESPECIALISTAS
Crédito
"Vitória de Vettel, impecável, limpa, sem erros. Na chuva, de novo."
Crédito
"A Red Bull mostrou um carro voador com água, um submarino com um super turbo"
BLOG DO FÁBIO SEIXAS
BLOG DO TÉO JOSÉ
Sem o brasileiro, o carro de segurança permaneceu até a 22ª volta e no retorno Hamilton foi outra vez o protagonista. Ele superou Räikkönen para assumir o quarto lugar, enquanto Vettel estava tranquilo na frente, seguido por Button. Sete voltas depois, o inglês da Brawn perdeu a segunda posição para Webber, recuperou na 32ª volta após um erro do australiano, mas foi superado de novo em seguida.

A partir daí, a Red Bull sobrou em Xangai. Vettel fez a segunda parada nos boxes na 37ª volta, mas voltou logo atrás de Button. Mesmo com um carro mais pesado, o alemão conseguiu facilmente a ultrapassagem na 41ª volta, duas voltas após Webber também realizar a última troca de pneus, para recuperar a liderança.

Após as paradas de Barrichello e Button, a Red Bull só precisou controlar a dobradinha nas voltas finais. Quem lamentou mesmo o término do GP foi a Force India. A equipe caminhava para somar seu primeiro ponto na Fórmula 1, mas um acidente de Adrian Sutil, que ocupava o sexto lugar, acabou com o sonho da equipe na 51ª volta.
Fonte: Uol

Postar um comentário

0 Comentários