Header Ads Widget

Button vence e dispara na liderança do Mundial

Brawn erra na tática de Barrichello, que fica só em quinto

Button assumiu o controle da corrida após o primeiro pit stop (Crédito: Reuters)

Button assumiu o controle da corrida após o primeiro pit stop (Crédito: Reuters)

LANCEPRESS!

O inglês Jenson Button disparou na liderança do Mundial de Fórmula 1 ao vencer neste domingo o GP do Bahrein. Com a terceira vitória em quatro provas, o piloto da Brawn passou a somar 31 pontos e abriu 12 em relação ao vice-líder, o companheiro de equipe Rubens Barrichello, que, prejudicado por um erro crasso de estratégia, chegou em quinto lugar quando tinha possibilidades claras de ter acabado em segundo.

O pódio foi completado por Sebastian Vettel, da Red Bull, e o pole position Jarno Trulli, da Toyota, que não teve o mesmo rendimento da classificação na corrida e continua sem vitórias na categoria. Completaram a zona de pontuação Lewis Hamilton, da McLaren, em quarto, Kimi Raikkonen, que somou os primeiros três pontos da Ferrari no ano, em sexto, Timo Glock, da Toyota, em sétimo, e Fernando Alonso, da Renault, em oitavo.

Em relação aos demais brasileiros, Nelsinho Piquet, da Renault, fez a sua prova mais consistente na temporada e acabou em décimo. Já Felipe Massa continuou seu calvário e acabou sem pontos, na 14ª posição, após ser obrigado a fazer um pit stop prematuro na terceira volta para trocar a asa dianteira do carro, avariada em um choque com Raikkonen.

A próxima etapa da temporada será disputada daqui a duas semanas, em Barcelona (Espanha).


A CORRIDA

Segundo no grid, Glock assumiu a ponta após a largada, seguido por Trulli, Button, Vettel, Hamilton e Barrichello. Na primeira curva, Massa foi tocado por Raikkonen e teve a asa dianteira danificada, sendo obrigado a ir aos boxes logo na terceira volta, o que tirou suas chances de marcar pontos.

Como tinham os carros com menos gasolina, Glock e Trulli foram os primeiros a reabastecer, nas voltas 11 e 12. Button, então, assumiu a ponta e, aproveitando o fato de estar mais leve, fez voltas muito rápidas na sequência. O inglês parou na 14ª volta e voltou à frente dos carros da Toyota, que foram atrapalhados pelo tráfego. Vettel assumiu momentaneamente a ponta, mas logo depois fez seu primeiro pit stop e Button reassumiu o primeiro lugar.

A partir de então, o piloto da Brawn disparou na liderança, enquanto Trulli sofria para manter o segundo lugar, pois sofria grande pressão de Vettel e Hamilton. Barrichello, que perdeu muito tempo para ultrapassar Nelsinho Piquet após seu reabastecimento, começou a se aproximar do trio e tinha rendimento para superá-los, fosse na pista ou na segunda rodada de pit stops.

Foi quando Ross Brawn, que sempre primou pelo êxito nas estratégias, cometeu um erro crasso. Barrichello já estava colado em Trulli, Vettel e Hamilton quando Brawn antecipou a segunda parada do brasileiro. Entretanto, a estratégia do piloto, inicialmente planejada para dois pit stops, foi alterada para três. Com isso, o brasileiro perdeu qualquer chance de subir ao pódio e só voltou ao quinto lugar ao fazer boas ultrapassagens e imprimir um forte ritmo.

Entre os primeiros colocados, que mantiveram a correta estratégia de duas paradas, a única alteração após a segunda rodada de reabastecimentos foi a subida de Vettel para o segundo lugar, à frente de Trulli. O italiano ainda tentou recuperar a posição, sem sucesso, enquanto Hamilton ficou para trás e Barrichello não teve mais como chegar nos três.

Enquanto isso, na frente, Button continuou seu passeio e chegou sem dificuldades a mais uma vitória, a terceira em quatro corridas na temporada.

Postar um comentário

0 Comentários