Header Ads Widget

Windows Vista: ascensão e queda

Em 15 de dezembro de 2006, a Free Software Fundation através do site badvista.org, lançou a sua campanha para defender a liberdade dos utilizadores de computadores, contra a adoção do Microsoft Windows Vista, promovendo o uso de soluções alternativas de software. Dois anos mais tarde, a campanha tem mais de 7000 colaboradores registrados e o Vista é visto publicamente com um fracasso. O gerente de operações da FSF, John Sullivan disse, “É evidente que o Vista tem perdido a sua cota para uma adoção generalizada. Os usuários, governos, corporações, universidades e organizações têm tido uma papel importante em deixar a Microsoft totalmente abandonada. O fato da Microsoft ter prorrogado repetidas vezes o prazo de suporte do XP e estar lançando uma versão beta pública do Windows 7, hoje, é prova do fracasso do Vista.” O Vista teve um dos maiores custos com marketing de toda a história desde o seu lançamento. Cerca de US$300 milhões, foram usados em um esforço para enganar o usuário, tentando mostrar aquilo que o Vista na realidade nunca foi. Sullivan ainda disse, “Estamos aposentando o site badvista.org e terminando com a campanha, a fim de dedicar mais esforços e recursos para novas campanhas sobre a estrada em direção a um mundo em que todos os usuários possa escolher com segurança o software livre.”

HP mente para ajudar o Vista


Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, a HP admitiu abertamente que aumentou os números referentes à venda de licenças do Vista, quando na realidade a maioria dos números divulgados eram sobre licenças de computadores com o Windows XP pré-instalado. O XP não é melhor do que o Vista em termos de liberdade para o usuários, pois ambos são sistemas proprietários, mas esta notícia mostra o quão sujo a Microsoft anda jogando.

Não seja obrigado a comprar o Vista

Pela lei, todo consumidor tem o direito de escolher se o computador que ele está comprando virá ou não com um sistema operacional pré-instalado que obviamente não é gratuito e tem o seu preço embutido no valor final, isso se chama venda casada.

Já existem vários casos de usuários que foram obrigados a comprar computadores com Windows pré-instalado, mas conseguiram o ressarcimento do valor pago. Fique de olho, exiga seus direitos!

Postar um comentário

0 Comentários