Inspirado pelo blog Lifehacker, que tem diversas soluções para melhorar a produtividade, resolvi utilizar melhor meu tempo a partir do conceito de planejamento das tarefas e dos pensamentos, que é uma tarefa fácil e extremamente produtiva.
Meu tempo estava se tornando muito curto para as coisas que gostaria (ou deveria) fazer, então decidi melhorar o uso do meu tempo. Então se você está passando por algo semelhante, ou quer apenas melhorar seu tempo, siga minhas recomendações, que seu tempo será bem melhor utilizado.
Você precisa se organizar?
Esta é a primeira pergunta a ser respondida, e para isso, basta responder às questões abaixo:
- Você consegue encontrar sua Certidão de Nascimento em menos de 1 minuto?
- Seu dia termina com todas suas tarefas feitas?
- Você encontra tempo para suas atividades secundárias?
- Seu quarto/casa fica sempre limpo e organizado?
- Sua mesa no trabalho é limpa e organizada?
Resultado:
- Se você respondeu sim em todas as questões: você é um maníaco obsessivo compulsivo por limpeza e organização.
- Não em 1 questão: você é organizado.
- 2 questões: dedica algum tempo limpando e organizando.
- 3 questões: você só arruma quando fica impossível achar seu celular.
- 4 questões: tá na hora de dar uma organizada nesse seu lixo.
- Todas: você provavelmente mora em uma república de 2 quartos com 13 pessoas e trabalha em um ferro velho.

Foto por Joe Shlabotnik
A primeira coisa a se fazer é organizar
Feito isso, procure no monte de inutilidades o que pode ser reutilizado, doado, vendido e o lixo mesmo. Agora, reutilize, doe q quem precise, venda e descarte o lixo apropriadamente.
O segundo passo é organizar o que você necessita, deixando os mais utilizados em locais mais fáceis de serem encontrados e os menos usados em locais propícios.
Siga esse modelo que fiz no Word 2007 de arquivo doméstico:

Se quiser baixar:
Pronto, agora que suas coisas físicas estão no lugar, chegou a vez de organizar as mentais.
Desenvolva uma pequena lista de seus afazeres, englobando trabalho, lazer e necessidades. Tente fazer a lista, mas vá devagar.
Tente não deixar tudo isso junto. Intercale as tarefas do trabalho com descanso e lazer, não pense em "acabar tudo rápido para descansar", pense em "fazer sem cansar" é muito mais produtivo e você não fica sobrecarregado.
Por último, mas não menos importante, se você quiser uma ferramenta fácil, rápida e prática para gerenciar melhor suas tarefas, pensamentos, idéias, compras... enfim, praticamenbte tudo o que quiser organizar, sugiro um bloco de anotações, que você pode usar para escrever tudo que aparecer ao invés de ficar sobrecarregando seu cérebro tentando se lembrar daquele filme legal do cinema, o nome daquele empresário ou o site legal que leu.
Veja este (foto abaixo) que eu mesmo fiz, que encontrei o modelo neste site.
[Bloco de bolso]
Muito útil, mas você pode usar um punhado de papel cortado com um clipe para prendê-los como bloco de anotações:

Siga estas dicas e tenha uma vida mais produtiva e seu tempo melhor aproveitado!
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.