Header Ads Widget

Sport vence o Vasco nos pênaltis e alcança a final da Copa do Brasil

Foi dramático, mas o Sport conquistou a vaga na final da Copa do Brasil de 2008. O time rubro-negro perdeu a partida contra o Vasco, no Rio de Janeiro, por 2x0, nesta quarta-feira (28). Como havia feito 2x0 no primeiro jogo da semifinal, uma semana antes, no Recife, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o atacante Edmundo perdeu o primeiro tiro livre vascaíno. O placar foi de 5x4 para o Sport, que decide o título com o Corinthians.
A disputa pela vaga na final começou muitas horas antes da partida. Durante a madrugada, torcedores do Vasco soltaram rojões três vezes nas proximidades do Hotel Copacabana Palace, onde estavam hospedados os atletas do time pernambucano. Os torcedores do time cruzmaltino também apedrejaram o ônibus que lavava os jogadores rubro-negros, quebrando alguns vidros.
Sem o principal jogador da temporada – o meia Romerito não passou por um teste físico antes do jogo, sentindo uma contratura na coxa esquerda – o Sport entrou em campo montado no esquema 3-5-2, com três zagueiros, dois volantes e apenas um meia ofensivo (Luciano Henrique). Apesar de arriscada, a estratégia acabou dando certo.Experiente, o time manteve os nervos no lugar e não se abalou com a pressão da torcida adversária. Dominou todo o primeiro tempo, com 55% da posse de bola, com marcação forte mas sem violência. Tanto que a primeira falta rubro0-negra só saiu depois dos 20 minutos, quando o Vasco já havia cometido oito infrações.
Explorando os contra-ataques em velocidade e a saída de bola com qualidade, municiada pelos volantes Daniel Paulista e Sandro Goiano, o Sport manteve o Vasco sob controle durante os 45 minutos iniciais. A equipe carioca não teve sequer uma chance de gol, tendo finalizado apenas cinco vezes – todas sem perigo – durante o primeiro tempo.
Do outro lado, Leandro Machado teve três boas chances. Aos 16 minutos, ele recebeu de costas para o gol, girou e bateu colocado. Tiago fez boa defesa. Três minutos depois, Luciano Henrique fez bela jogada pela esquerda, entrou na área e, mesmo puxado pela camisa, cruzou certo para o atacante, que perdeu um gol feito. Aos 31 minutos, o centroavante recebeu dentro da área e chutou cruzado, sem direção. O primeiro tempo terminava, assim, sem gols.
O Vasco voltou para o segundo tempo com outra postura. A entrada do atacante Jean deu nova dinâmica ao time que, incentivado pela torcida, foi para cima do Sport. O time rubro-negro se encolheu, sem engatar os contra-ataques, e a equipe carioca se animou. Aos 11 minutos, Leandro Amaral chegou a marcar um gol, anulado pelo árbitro Alicio Pena Jr.
Aos 14 minutos, o técnico Nelsinho Batista tirou Leandro Machado, já cansado, e colocou Enílton, na tentativa de dar velocidade aos contra-ataques do Sport. No lance anterior, Magrão fez uma defesa milagrosa, numa cabeça à queima-roupa de Leandro Amaral.
A esta altura, o Vasco já estava melhor em campo. Tanto que Nelsinho acabou trocando Luciano Henrique, único meia de criação, pelo volante Fábio Gomes. Logo depois, Leandro Amaral marcou 1x0 de cabeça e deixou o Sport em maus lençóis.A situação do Sport melhorou um pouco aos 25 minutos, quando Luizão segurou Enílton pela camisa e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso em seguida. Mas o Vasco continuou pressionando, e Leandro Amaral perdeu uma ótima chance aos 33 minutos, chutando para fora, da marca do pênalti, um cruzamento perfeito.
Do outro lado, Enílton também perdeu uma grande chance, aos 38 minutos, demorando para finalizar um bom passe de Fábio Gomes. Três minutos depois, o mesmo atacante chutou prensado e mandou a bola na trave de Tiago. O jogo parecia decido, mas aos 46 minutos, Magrão deu rebote num chute de fora da área e Edmundo mandou para as redes e levou a decisão para os pênaltis.Nas penalidades, Edmundo chutou por cima o primeiro tiro livre do Vasco. Os nove atletas seguintes balançaram as redes, e o Sport venceu por 5x4. O primeiro jogo da final acontece na próxima quarta-feira.





Fonte: PE360º

Postar um comentário

0 Comentários