Header Ads Widget

AMD anuncia cronograma para lançar processadores de seis e 12 núcleos

A Advanced Micro Devices (AMD) anunciou, na quarta-feira (07/05) seus planos de lançar um chip de seis núcleos em 2009 e um modelo de 12 núcleos em 2010.
Randy Allen, vice-presidente corporativo e diretor geral da divisão de servidores da AMD, disse que o primeiro chip de 45 nanômetros (nm) da empresa, apelidado de Shanghai, está programado para a segunda metade deste ano. Se a AMD cumprir o cronograma esperado, sua estréia na manufatura de chips quad-core em 45 nanômetros ocorrerá um ano após a migração da rival Intel do processo de manufatura 65 para 45 nm.
O cronograma anunciado pela AMD para a oferta do microprocessador de seis núcleos, apelidado de Istanbul, na segunda metade de 2009, também está um ano atrás do previsto pela concorrente.
“Já é amplamente sabido que a Intel vai lançar seus chips de seis núcleos antes do final de 2008. Se isso for verdade, ou mesmo que o cronograma da Intel se estenda em um trimestre, a AMD estará quase um ano atrás da Intel. Isso acaba resultando em muitos, muitos dólares a menos em termos de margem de lucro”, observa Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group.

Mas a AMD já está pensando além do six-core e promete lançar um chip de 12 núcleos, que leva o codinome de Magny-Cours, em 2010.
Dean McCarron, analista da Mercury Research, nota que embora a AMD tenha evangelizado o mercado sobre sua oferta de chips nativos de múltiplos núcleos, o processo não deve ser realizado no modelo 12-core.
O processo nativo, no caso de um quad-core, por exemplo, envolve a manufatura de quatro núcleos de processamento em uma única camada de silício. Já a Intel produz dois dual-cores separadamente e então os conecta para que trabalhem juntos formando quatro núcleos. Tal procedimento deve ser aplicado pela AMD com a junção de dois conjuntos de seis núcleos na nova linha Magny-Cours.
“É um tipo de heresia em relação à mensagem anterior [da AMD].” diz McCarron. “Acho que o fator econômico está pesando. Eles poderiam fabricar um chip de 12 núcleos nativo? Sim. Poderiam fazê-lo de uma forma economicamente viável? Talvez não, assim como seu concorrente.”

Postar um comentário

2 Comentários

  1. valeu cara graças a vc consegui ativar o meu windos ultimate, só q a minha placa é uma giga bite

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.