Header Ads Widget

ReactOS, o Windows XP genérico

Saudações leitores! Minhas obrigações trabalhistas andam tirando todo o meu tempo livre, por isso, me perdoem o ritmo lento de atualizações por aqui.
Bem, voltando ao assunto principal do post, acho que seria unânime se houvesse uma votação aqui para escolher uma alternativa livre e gratuita de sistema operacional, certo? O Linux ganharia disparado.
Mas em alguns casos o uso do Ruindows ainda é obrigatório, como programas proprietários específicos para a plataforma Win32 e softwares não suportados pelo emulador Wine, então, vamos analisar outras alternativas.

O ReactOS, segundo a descrição encontrada em sua home page, é um sistema operacional livre que visa atingir um elevado grau de compatibilidade com o Windows XP. O ReactOS tem como objetivo fornecer compatibilidade completa tanto com as aplicações como com os controladores desenvolvidos para os sistemas operacionais da linha NT da Microsoft, por intermédio de uma arquitetura e uma interface pública de programação similares. Consequentemente, os programadores poderão aprender bastante ao estudar o seu código fonte ou mesmo participando no desenvolvimento do mesmo.
O ReactOS busca satisfazer todas as necessidades de um sistema Windows, como o suporte a diferentes tipos de hardware e software desenvolvidos para Windows. Podemos dizer então que o ReactOS é um sistema de código aberto como o Linux, mas que não segue uma linha própria ou evolucionista como o Linux e sim, tenta chegar o mais próximo possível de um sistema Windows em suas funcionalidades, certo?
Bem, a melhor parte são as perguntas respondidas pela equipe do ReactOS:Por que clonar o Microsoft Windows?Primeiramente, o ReactOS não é um clone do Windows. O ReactOS é um sistema operacional que é compatível com aplicações e drivers do Microsoft Windows. Algumas das razões são as mesmas razões para o desenvolvimento do Linux (um clone de código aberto do UNIX)? Em resumo, Linux é um ótimo sistema operacional, mas isto não é a opinião de todos. Há um monte de pessoas que gostam do Microsoft Windows, mas são frustradas com as políticas da Microsoft em vários assuntos.
Por que em vez de desenvolver o ReactOS, vocês não ajudam no desenvolvimento do Wine/Linux?ReactOS trabalha bem perto com Wine, e deste modo ambos os projetos realmente se beneficiam mutuamente. Nós temos vários desenvolvedores em ambos os projetos WINE e ReactOS que trabalham no lançamento da compatibilidade-cruzada entre os dois projetos. É a nossa visão que Linux+Wine nunca poderão substituir completamente o Microsoft Windows. ReactOS tem um potencial em maior grau de compatibilidade – especialmente para os drivers do Microsoft Windows – no qual o WINE não se direciona.
Na página do ReactOS é possível ver algumas telas do sistema do sistema e baixá-lo em diferentes formatos, inclusive em imagens de Vmware para virtualização, o que ajuda muito a vida de quem pensa em apenas testá-lo por enquanto.
O ReactOS ainda promete ser compatível com um grande número de programas para Windows em sua página de suporte, inclusive jogos.
O velho ditado nunca julgue um livro pela capa pode ser bem aplicado neste momento, já que eu nunca experimentei o ReactOS, mas logo pretendo testá-lo através do Vmware e tirar minhas próprias conclusões.
Como a minha opinião pessoal ainda não mudou, voto no Linux para substituição do Ruindows, não importa qual seja a situação.
Fonte Blog Plíneo torres

Postar um comentário

0 Comentários