Header Ads Widget

Descaso com o rio Capibaribe

O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Brasil. Nasce na Serra de Jacarará, no município de Poção (PE) e deságua no Oceano Atlântico, no centro do Recife.Possui duzentos e quarenta quilômetros de extensão, sendo o seu curso dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente); e o baixo curso, quando se torna perene a partir do município de Limoeiro, no agreste do Estado.
É na cidade de Limoeiro onde ocorrem umas das mais degradáveis situações de descaso e desprezo com nosso rio. Aqui o esgoto corre a seu aberto rio adentro, e ninguém faz nada para essa situação mudar. Mês passado a AMATUR fez um pequeno protesto em favor do Rio. Alunos de escolas particulares e públicas fizeram um cordão humano ao redor do rio desmostrando solidariedade para com ele.
Hoje o rio tem uma vasta camada de pasta, planta que nasce nas águas poluídas dos rios, como pode ser vista na foto da matéria. Esse descaso não ocorre só aqui em Limoeiro mais em muitas cidades onde o rio passa. Como eu resido em limoeiro resolvi fazer minha parte, tentando alertar a população que o rio esta morrendo e que ninguém esta fazendo nada por ele. O Capibaribe divide a área central da cidade do Recife e faz confluência com o Rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico.
Peço a todos encarecidamente que lutemos pelo nosso rio Capibaribe antes que não haja mais motivos para lutarmos.
Preserve o rio ele ainda pode ser fonte de existência e sobrevivência para muita gente.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. No dia em que ocorreu esse movimento, infelizmente, não estava aqui em Limoeiro. Apesar disso, acho importantíssimo a iniciativa de pessoas como a que nesse dia estavam presentes nesse ato que não deve ser sazonal mas sim, permanente, cotidiano. A transformação de uma situação que só tende a prejudicar a grande maioria da população que necessita dos recursos direta ou indiretamente providos do rio Capibaribe não deve partir apenas das lideranças políticas que relevam essa causa, devendo também, originar-se nas bases do poder legítimo que é o povo. A partir da incorporação dessa responsabilidade, compromisso, direito e dever para com a vida ter-se-á, não dificilmente, a efetivação de uma possível "nova relação" entre sociedade e natureza e, mais especificamente, entre limoeirenses e rio Capibaribe.


    João Paulo Aragão.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.