Header Ads Widget

Wap a internet em seu Celular

O WAP (Wireless Application Protocol) foi criado no ano de 1999, com a finalidade de superar o bug do milênio. Na virada do ano 1999 para 2000, os computadores iriam se reiniciar. Esse fato se dava por causa do seu sistema de dois dígitos para data. Como eles só entendiam os dois últimos números ficou complicado para eles mudarem as datas por si só. Como no modelo a seguir:
1999 ele lia 99, mais quando chegasse à data de 2000 ele passaria a contar 1900.
Isso ocorreu porque, ele só utilizava os dois primeiros números da frente para data base, que ficaria assim:
1900, 1910, 1920... 1999 ao chegar ao ano 2000 no caso todos os dígitos mudariam como era o caso dos dois primeiros dígitos que passariam de 19 para 20. É por isso que os sistemas mais antigos não seriam capazes de fazer tal mudança.
O WAP foi uma alternativa para superar o Bug do milênio, onde todas as informações seriam hospedadas em site WAP.
Essa tecnologia usa o padrão XML, diferente da internet comum que usa o padrão HTML.
Num site padrão WAP 1.0, mais antigos só era possível ver textos e imagens formadas por pontos monocromáticos. Em tese poderia se afirmar que só seria usado para fins de reportagens e entreterimento simples. O WAP evoluiu e com ele todos os sites evoluíram de tal forma que passaram de pontos a imagens coloridas e com forma bem definidas.
Vale à pena ressaltar que ela depende exclusivamente dos aparelhos celulares e PDAS. Quando maior a tecnologia do aparelho melhor a qualidade e a velocidade.
A evolução chegou com a velocidade das redes das operadoras de Celulares. No início tínhamos as redes TDMA e CDMA. Com o avanço foram surgindo as restantes: CDMA1X, GSM, GPRS e EDGE. Nas tecnologias TDMA e CDMA a navegação era mais lenta e demorada, isso por falta de velocidade.
Com a evolução da rede que passou de TDMA para GSM, os aparelhos passaram a ter maior velocidade e conexão instável.
Já na rede GSM GPRS que usam mesmo protocólo de dados só mudando a velocidade de conexão. Nas redes CDMA1X e EDGE a conexão é mais rápida e segura. Em um comparativo com nossa internet seria mais ou menos assim:
TDMA e CDMA = internet discada/ GSM e GPRS= Internet a cabo/ CDMA1x e EDGE= internet banda larga.
Cada padrão desta está relacionada a uma geração. TDMA e CDMA pertencem a primeira geração ou geração 1.0. Os padrões GSM e GPRS estão relacionados à segunda geração ou geração 1.5. A rede EDGE E CDMA1X estão ambas relacionas à terceira geração ou geração 3.0
Na geração segunda já era possível ver vídeos de baixa resolução, mas com aperfeiçoamento ela migrou para a terceira geração que deu um salto espetacular. Hoje podemos navegar mais rápido que antes e já contamos com navegadores bons como o Opera Móbile com ele já é possível abrir sites no padrão XHTML, páginas como Orkut.com e Google já podem ser vista sem muitas perdas de qualidades. Basta ressaltar que nem todo conteúdo da Web esta disponível para seu navegador móvel e que por isso não vá se animando muito e querer acessar saites grandes e com conteúdos em Flash. As operadoras de telefonia móvel estão aproveitando para vender seus produtos pelo seu portal WAP. Assim com as vendas, o faturamento líquido aumenta bastante para elas.
Vale bem frisar que você que tem um celular dos mais antigos não espere acessar conteúdo da net como os celulares mais modernos. Como foi ressaltado no texto acima, internet móvel vai variar de acordo com o aparelho e sua rede, então não vá queimar seus neurônios por coisas muito extensas em aparelhos muito antigos.
Matéria escrita por: Márcio Wanderley.

Postar um comentário

0 Comentários