Header Ads Widget

A teledramaturgia brasileira

“Novela, o próprio nome já define: um novelo, que vai se desenrolando aos poucos.” (Janete Clair)
Começando esta Reportagem com a frase de uma das maiores escritoras do Brasil.. Ola, amigos do Blog Coisas da vida. Vamos falar hoje sobre Novelas.
A teledramaturgia brasileira começou no Brasil em 1951, trazendo à tona tramas baseados em teleteatros. Essas novelas só eram exibidas duas vezes por semana nas terças e nas quintas.
A primeira emissora a transmitir uma novela foi a extinta TV Tupy-Difusora canal 3 São Paulo.
Ela passou a exibir a novela “Sua Vida Me Pertence” em dezembro de 1951.
Protagonizando a história estavam Vida Alves e Walter Foster, com a participação de Lia Borges de Aguiar também. E também foi nesta trama que a televisão brasileira concebeu seu primeiro beijo na boca.
O brasileiro já estava tão fascinado pelas novelas que não agüentava mais esperar tantos dias para poder assistir aos próximos capítulos.
No ano de 1964 elas começaram a ser exibidas diariamente nos lares brasileiros.
Nesta década as grandes redes de televisão que produziam novelas eram as Extintas TVs Excelsior e Tupy. No ano de 1964, a Rede Globo do Rio de Janeiro foi fundada e em 1965 entra na briga. Ela sabia que seria muito difícil competir com as duas maiores emissoras de TV do Rio de Janeiro. A Globo contratou a cubana Glória Magadan para fazer novelas parecidas com as tramas latinas da Era do Rádio. Suas novelas se passavam em vários lugares diferentes e suas novelas falavam de Nobres e poderosos.
Em São Paulo a Rede Record reinava soberana, mais a Rede Globo comprou a extinta TV São Paulo e a partir daí começou a fazer suas teledramaturgias em dois estados diferentes lançando assim o que viria a ser hoje a maior Rede de televisão do Brasil.
A Globo ficou conhecida como a maior exportadora de Novela do país. Com as novelas a população passou mais tempo grudada à TV, passando a ter hábitos diferentes.
Novelas como: Que Rei sou eu? A Escrava Isaura, Amor com amor se paga e tantas outras que não daria para citar nesta reportagem. Estamos em pleno século XXI e a teledramaturgia já passou por várias mudanças e segredos. Quem não se Lembra da famosa Frase: Quem Matou Odete Roitiman? E tantas outras. E já ia me esquecendo da nossa ilustríssima Tieta do agreste e o famoso casal Viúva Porcina e o Sinhozinho Malta. Tem também o Sassá Mutema e a malévola Taís imã Gemea da Paula. As novelas passaram de simples teatrinhos para um mundo de efeitos especiais e muitas armadilhas.
Armadilhas sim, pois ao mesmo tempo em que elas ensinam o bem elas propagam o mal também.
Para não esticar muito a reportagem, concluo por aqui.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Faixas do Cd:
01-Temporal /Novela da cor do pecado.
02-Preciso dizer que eu te amo /Novela Paraíso tropical.
03-Palpite /Novela Por Amor.
04-Uma História De Amor /Novela Uma História De Amor.
05-Bye Bye Tristeza /Novela Que rei sou eu?
06- Além do Arco-íris /Novela Chocolate com pimenta.
07-Além do Olhar /Novela O Profeta.
08-Bola de Meia Bola de Gude /Novela Coração de estudante.
09-Balada do amor inabalável/ Novela Laços de família.
10-Tieta/ Novela Tieta

Postar um comentário

0 Comentários