Header Ads Widget

Sidebar do Windows Vista em Seu Windows XP.

Você já deve ter ouvido falar na maior vedete do momento.
A Sidebar do Windows Vista, agora você já pode tê-la em seu Windows XP.
Seguindo este tutorial você vai aprender a fazê-la e usá-la em seu computador.

As dicas e passos deste tutorial foram publicados, originalmente, no blog Espaço Vazio. Fica aqui registrado o crédito, e também meu agradecimento ao Hugo, que autorizou a produção deste artigo em cima daquele sem problema algum.
Arquivos necessários
A primeira coisa a se fazer é baixar os arquivos necessários. Há três versões, uma para o Windows XP brasileiro, outra para o português, e uma última para o inglês.
Win.Vista.Sidebar (português do Brasil);
Win.Vista.Sidebar (português de Portugal);
Win.Vista.Sidebar (inglês).
A senha para descompactar os arquivos é “deskmod.com.brsidebar” (sem aspas).
Instalação
Terminado o download, extraia os arquivos. São duas pastas (VAIO e Windows Sidebar), e três arquivos (Manual.txt, MVC++.exe e Run.cmd).
Execute o arquivo Run.cmd. Durante a instalação, uma janela surgirá pedindo uma CD-Key do Windows Vista RC2, que a Microsoft distribuía gratuitamente até algum tempo atrás. Ela não é necessária; a única conseqüência de não colocá-la é que, eventualmente, um ou outro gadget pode não funcionar. Se você tiver uma CD-Key, use-a; caso contrário, clique no botão Skip para pular esta parte.
Agora, reinicie o PC.
Criando uma variável de ambiente
Entre nas propriedades do sistema (botão direito no Meu Computador, Propriedades; ou WinKey + Pause/break), e em seguida, clique na aba Avançado. Nela, clique no botão Variáveis de ambiente.
Na janela que surge, na parte superior dela (Variáveis de usuário para [nome da conta]), clique no botão Nova.
Na janelinha que surge, escreva VAIO no campo Nome da variável, e C:\VAIO no campo Valor da variável. Assim:
Dê Ok em todas as janelas, e reinicie o computador novamente.
Abrindo a sidebar!
Abra a pasta C:\Arquivos de Programas\Windows Sidebar\. Clique com o botão direito no arquivo sidebar.exe, e no menu de contexto, clique em Patch and Run Vista executable…
Aguarde um momento, e a sidebar surgirá.
Ainda na mesma pasta, localize o arquivo sbdrop.dll. Clique com o botão direito nele, e no menu de contexto, clique em Patch Vista library… Repita a operação com o arquivo wlsrvc.dll.
Sua Windows Sidebar está funcionando!
Windows Sidebar transparente
O próximo passo é deixar o fundo da sidebar transparente. Para tal, é necessário fechar completamente a Windows Sidebar. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone que se encontra na bandeja, e em seguida, clique em Exit.
Agora, volte à pasta da Windows Sidebar, localize o arquivo sidebar_clear.exe, clique com o botão direito nele, e no menu de contexto, clique em Patch and Run Vista executable…
Acrescentando gadgets
Para acrescentar novos gadgets à Windows Sidebar, clique no botão +, que se encontra no topo da barra. Uma janela, contendo vários gadgets, surgirá.
Para adicioná-los à sidebar, arraste os gadgets até ela. Vale citar que, a exemplo do que ocorre no Windows Vista, é possível mover os gadgets para o desktop, de modo que eles fiquem “flutuando” na tela. É só arrastá-los da sidebar para o desktop.
No canto inferior da janela há o link Get more gadgets online, que o leva a este site, onde é possível baixar novos gadgets. A instalação deles, porém, merece um tópico à parte.
Instalando novos gadgets
A instalação de novos gadgets é meio complicada. Usarei, como exemplo, o joguinho Feed the Snake!.
Baixe o arquivo (FeedTheSnake.gadget). Vá à pasta C:\Arquivos de Programas\Windows Sidebar\Gadgets\, e nela, crie uma pasta cujo nome seja FeedTheSnake.gadget. Agora, renomeie o arquivo para FeedTheSnake.zip, e extraia seu conteúdo na pasta que acabamos de criar. Abra o gerenciador de gadgets, e ele estará lá!
Desinstalação
É mais simples que instalar, felizmente. Antes de tudo, feche completamente a Windows Sidebar, clicando com o botão direito no ícone correspondente na bandeja, e indo em Exit. Agora, vá à pasta C:\Arquivos de Programas\, e apague a pasta Windows Sidebar. Apague também a pasta C:\VAIO, criada durante a instalação.
Por fim, volte às propriedades do sistema, entre na aba Avançado, e clique no botão Variáveis de ambiente. Lá, selecione o item VAIO, e apague-o, clicando no botão Excluir.
Para finalizar, reinicie o computador.
Finalizando
Espero que gostem do artigo!
Dica retirada do Winajuda.

Postar um comentário

0 Comentários